Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  PGJ

Linguagens Digitais (1 º Sem 2018/2019)

Código: 02177
Acrónimo: 02177
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 8.0 h/sem 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 50.0 h/sem 100.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não aplicável
Objectivos A UC pretende introduzir os alunos às novas linguagens do jornalismo, desenvolvidas e potenciadas pela emergência dos meios digitais interativos. Pretende-se promover a aplicação prática de conceitos de comunicação jornalística, utilizando novas técnicas, tecnologias e ferramentas. Os alunos deverão explorar os novos campos e processos de trabalho na área dos novos média. Os alunos vão contactar com formas de contar histórias jornalísticas utilizando novos formatos, recursos e plataformas. É também objetivo desenvolver nos alunos a capacidade de trabalho em equipa e a visão multidisciplinar da produção de conteúdos.
Programa 1. - Novas linguagens do jornalismo
1.Notícia
2.Crónica
3.Opinião
4.Entrevista
2. - Novas técnicas, tecnologias e ferramentas
1.Ao minuto
2.Hyperlinks
3.Notícias relacionadas
3. - Novos processos de trabalho nos novos média
4. - Contar histórias utilizando novos formatos, recursos e plataformas
1.A imagem e o texto
2.SEO: o jornalista como difusor (ao contrário do que sucede nos outros meios, onde há alguém para fazer esse trabalho)
3.Escrever para ser lido, para ser descoberto
4.A importância e dependência da informação de agencia
5. - Trabalhar em equipa
6. - A visão multidisciplinar da produção de conteúdos
1.Técnicas de webcopywriting
2.escrita para o papel e para a web
7. - Produção, edição e publicação de som para rádio, web e TV
8. - Produção, edição e publicação de vídeo para web e TV
9. - Produção, edição e publicação de fotografia em papel e na web
Processo de avaliação 1) Ao longo do período letivo: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos: um escrito, áudio, imagem e vídeo, (20% da nota). 2) Avaliação dos conteúdos produzidos no âmbito da UC. O tempo total de trabalho necessário para a produção deste trabalho é contabilizada em 20h de pesquisa e/ou de campo. Ficam aprovados com nota superior a 9,5 nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Processo de ensino-aprendizagem Teórico-práticas: Apresentação dos conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva alternada com exercícios simulada em grupos. Apresentação e discussão.
Práticas Laboratoriais em grupos que acompanham o percurso de aprendizagem de cada aluno e promovem a consolidação dos conhecimentos.
Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 120h de trabalho de campo e autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho individual.
Observações
Bibliografia básica Quinn, Stephen e Vicent f. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, Eua;
Salaverría, Ramón (2005) Redacción periodística en internet, Eunsa, Pamplona;
Franco, Guillermo (2009) Como escrever para a web, Knight Center, Austin, Texas, EUA;
Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA;
Felder, Lynda (2012) Writing for the web: creating compelling web content using words, pictures and sound, New Ryder, Berkeley, Califormia;
Heinrich, Ansgard (2011) Network journalism: journalistic pratice in interactive spheres, Routledge, Nova Iorque, Eua;
Palácios, Marcos (organização) (2011) Ferramentas para análise de qualidade no ciberjornalismo, volume 1: Modelos, Labcom, Covilhã;
Briggs, Mark (2008) "Jornalismo 2.0", Knight Center, Austin, Texas, EUA;
Crucianelli, Sandra (2010) "Ferramentas digitais para jornalistas", Knight Center, Austin, Texas, EUA;



Bibliografia complementar Camus, Juan Carlos (2010) "Tienes cinco segundos", e-book, edição do autor, Santiago do Chile

Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA;

Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford.

Canavilhas, João (2007) Webnoticia: propuesta de modelo periodístico para la www, Labcom, Covilhã

"EyeTrack 2007", Poynter Institute;