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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  PGDADL

Território e Políticas Públicas (2 º Sem 2018/2019)

Código: 02214
Acrónimo: 02214
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2013/2014
Pré-requisitos Não se aplica
Objectivos 1. Compreender a relevância do Território na formulação e implementação de Políticas Públicas;
2. Refletir sobre as experiências internacionais de governança das políticas de desenvolvimento territorial;
3. Compreender a arquitetura da Política Regional Europeia;
4. Analisar os instrumentos de financiamento das políticas de desenvolvimento territorial em Portugal
Programa 1.O papel do território nas políticas públicas
2. Experiências internacionais de Política de Desenvolvimento Territorial;
3. A Política Regional Europeia
4 Os mecanismos de financiamento da Política de desenvolvimento territorial em Portugal
Processo de avaliação Na 1ª época a avaliação materializa-se:
1. Num ensaio individual de análise crítica de um instrumento de política de desenvolvimento territorial nacional ou internacional, ou de proposta de um novo instrumento. Este ensaio deve ser entregue até XXX
2. Numa apresentação oral do trabalho realizado, a XXX.
A componente 1 terá uma ponderação de 75% na nota final, a 2 terá 25%. A participação do aluno nas atividades letivas pode levar à majoração da nota final em 1 valor
Processo de ensino-aprendizagem Os objetivos definidos e a aquisição das competências enunciadas pressupõem um trabalho individual de de 150 h:
?20 h de aulas teórico-práticas, onde para além do enquadramento conceptual se apresentam e casos de estudo
?O restante na leitura da bibliografia e no desenvolvimento de um ensaio individual de análise crítica de um instrumento de política de desenv. territorial nacional ou internacional, ou de proposta de um novo instrumento
Observações
Bibliografia básica APDR (2002) Compêndio de Economia Regional, Coordenado por José Costa
APDR (2011) Casos de desenvolvimento regional.
BARCA, F. (2009) An agenda for a reformed Cohesion Policy
FIGUEIREDO, A (2010) A territorialização de Políticas Públicas em Portugal; IFDR.
OECD (2007) Linking regions and central governments: Contracts for regional development
OECD (2008) Exame Territorial a Portugal
OECD (2009) Regions Matter: Economic Recovery, Innovation and Sustainable Growth (2009)
OECD (2010) Regional Development Policies in OECD Countries
OECD (2011) Making the Most of Public Investment in a Tight Fiscal Environment: Multi-level Governance Lessons from the Crisis.
OECD Regional Outlook 2011: Building Resilient Regions for Stronger Economies
Bibliografia complementar Comissão Técnica do QREN (2012) Relatório anual do QREN IV.
EC (2010) Fifth Report on Economic, Social and Territorial Cohesion.
OECD (2007) Competitive Regional Clusters: National Policy Approaches
OECD (2009) Governing Regional Development Policy: the use of performance indicators
OECD (2009) How Regions Grow: Trends and Analysis
OECD (2011) OECD Regions at a Glance
OECD (2012) Promoting Growth in all Regions
OECD (2012) Redefining Urban: A new way to measure metropolitan areas
PRESIDÊNCIA POLCA DA UE (2011) Territorial Dimension of Development Policies ? Post-seminar publication.
World Bank (2009) Reshaping Economic Geography ? World Development Report 2009.POLÈSE, M. (1998), Economia Regional e Urbana. Lógica das Transformações Económicas, Coimbra, APDR.