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Liderança e Motivação (Emba) (1 º Sem 2018/2019)

Código: 02304
Acrónimo: 02304
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 4.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 41.0 h/sem 59.0 h/sem 0.0 h/sem 100.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, compreender os conceitos relacionados com o a liderança e motivação e que, no plano das práticas, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.
Programa I - Liderança e motivação
1. O conceito de líder e de liderança.
2. A liderança em contexto organizacional.
3. Sumário histórico da teoria e investigação sobre liderança 'Características pessoais".
4. A inteligência emocional.

II - A abordagem comportamental e as competências de liderança (LS)
1. A abordagem comportamental.
2. Competências de liderança.
3. Delegação empoderamento.

III - Abordagens contingenciais da liderança e motivação
1. Teorias das contingências.
2. A motivação nas organizações.
3. A comunicação e a assertividade

IV -Liderança Transformacional e Carismática
1. Abordagens carismáticas
2. O modelo transformacional de Bass.

V -  A liderança nas equipas.
1. Teoria de grupos.
2. A liderança nas equipas
3. O modelo da liderança funcional
Processo de avaliação Avaliação continua:
- um exame final (50%)
- Uma avaliação de liderança de equipa (50%.
Processo de ensino-aprendizagem Metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos  
3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura
4. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
6. Observação de filmes com casos de estudo
7. Liderança de equipas em provas de simulação.
Observações -
Bibliografia básica - Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., & Cardoso, C. C. (2014). Manual de comportamento organizacional e gestão (7ª ed.). Lisboa: RH Editora.

- Yukl, G. (2012). Leadership in organizations, (8th ed.). Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.
Bibliografia complementar Nota: Esta bibliografia complementar não é indispensável para a cadeira;

- Bass BM, Bass R. 2008. Handbook of Leadership: Theory, Research, and Managerial Applications (4th ed.). New York: Free Press.

Antes, A. L., & Mumford, M. D. (2012). Strategies for leader cognition: Viewing the glass "half full" and "half empty". The leadership Quarterly, 23, 425-442.
DeChurch, L. A., & Mesmer-Magnus, J. R. (2010). Measuring shared team mental models: A meta-analysis. Group Dynamics: Theory, Research, and Practice, 14, 1-14.
Dionne, S. D.,   Sayama, H., Hao, C., & Bush, B. J. (2010). The role of leadership in shared mental model convergence and team performance improvement: An agent-based computational model. The Leadership Quarterly, 21, 1035-1049.
Hackman, J. R (2010). What is this thing called leadership? In N. Nohria & R. Khurana (Eds.), Handbook of leadership theory and practice: A Harvard Business Scholl centennial colloquium (pp.107-118). Boston: Harvard Business School Press.
Hackman, J. R., & Wageman, R (2009). Foster team effectiveness by fulfilling key leadership functions.  In E. A. Locke (Ed.), Handbook of principles of organizational behavior (2nd ed., pp. 275-294). New York: Wiley-Blackwell.
Kozlowski, S. W. J., Watola, D. J., Jensen, J. M., Kim, B. H., & Botero, I. C. (2009). Developing adaptive teams: A theory of dynamic team leadership. In E. Salas, G. F. Goodwin, & C. S. Burke (Eds.), Team effectiveness in complex organizations: Cross-disciplinary perspectives and approaches (pp. 113-155). New York, NY: Routledge Academic.
Mesmer-Magnus, J., R., & DeChurch L., A. (2009). Information sharing and team performance: A meta-analysis.  Journal of Applied Psychology, 94, 535-546.
Morgeson, F. P., DeRue, S., & Karam, E. P. (2010). Leadership in teams: A functional approach to understanding leadership structures and processes. Journal of Management, 36, 5-39.
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Santos, J. P. Caetano, A. & Tavares, S. (2015). Is Training Leaders in Functional Leadership a Useful Tool for Improving the Performance of Leadership Functions and Team Effectiveness? Leadership Quarterly, 26, 470-484.

Santos, J. P. Caetano, A. & Passos, A. (2017). Can team leadership skills improve team effectiveness by developing team mental models. Manuscript in preparation.

Zaccaro, S. J., Heinen, B., & Shuffler, M. (2009). Team Leadership and team effectiveness. In E. Salas, G. F. Goodwin, & C. S. Burke (Eds.), Team effectiveness in complex organizations: Cross-disciplinary perspectives and approaches (pp. 83-111). New York, NY: Routledge Academic.