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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DE

Internacionalização (2 º Sem 2017/2018)

Código: 02309
Acrónimo: 02309
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 4.0 0.0 h/sem 16.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 16.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 33.0 h/sem 67.0 h/sem 0.0 h/sem 100.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos 1. Dar a conhecer o contexto do processo de internacionalização;
2. Dar a conhecer as Teoria de Internacionalização e Investimento Directo Estrangeiro;
3. Dotar os discentes dos instrumentos de desenvolvimento da estratégia de internacionalização.
Programa 1. Apresentação;
2. A Ronda do Uruguai e a OMC;
3. A Emergência dos BRICs e dos Next Eleven;
4. A Economia Internacional e a Troca de Factores: a) A Vantagem Comparativa Ricardiana; b) A Teoria da Proporção de Factores; c) A Nova Geografia Económica.
5. Os Negócios Internacionais: A Distância Psicológica e as Teoria de Base Comportamental (Uppsala e os I-M); A Teoria de Redes; e, as Born-Global;
6. A Estratégia de Internacionalização: a) Selecção de Mercados; b) Modos de Entrada; c) Global Marketing; e, d) Global Operations.
7. Casos de Estudo
Processo de avaliação 50% Prova Escrita + 50% Trabalho de Grupo
Processo de ensino-aprendizagem Expositivo e Casos de Estudo
Observações Nenhuma
Bibliografia básica Lasserre, P. (2012);Global Strategic Management; Palgrave MAcMillan
Bibliografia complementar Antràs, P., Caballero, J. (2009). Trade and Capital Flows: A Financial Frictions Perspective, Journal of Political Economy, 117, 4, pp. 701-744.
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