Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  ISCTE-IUL

Introdução à Economia Matemática (1 º Sem 2017/2018)

Código: 02329
Acrónimo: 02329
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 0 0.0 h/sem 8.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 8.0 h/sem -8.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2013/2014
Pré-requisitos N.a.
Objectivos Pretende-se assegurar que os alunos estão familiarizados com alguns métodos matemáticos essenciais ao estudo de modelos económicos avançados, quer estáticos quer dinâmicos.
Programa 1. Cálculo e Álgebra
a. Bases de Álgebra Linear
b. Funções reais
c. Cálculo diferencial
d. Cálculo integral
e. Otimização
2. Introdução aos sistemas dinâmicos e à otimização dinâmica
a. Sistemas dinâmicos contínuos
b. Sistemas dinâmicos discretos
c. Otimização dinâmica
d. Controle ótimo em tempo contínuo
Processo de avaliação n.a.
Processo de ensino-aprendizagem Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos.
Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Auto-estudo
Observações
Bibliografia básica Folhas de apoio elaboradas pela docente
Class handouts
Bibliografia complementar