Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  ISCTE-IUL

Introdução aos Métodos Quantitativos (1 º Sem 2018/2019)

Código: 02333
Acrónimo: 02333
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 0 0.0 h/sem 9.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 9.0 h/sem -9.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos n.a.
Objectivos Pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar os principais conceitos da matemática e da estatística a problemas concretos em contextos empresariais e das instituições em geral.
Programa MATEMÁTICA
1. Revisão dos conceitos matemáticos mais importantes: conjuntos, funções, derivadas e matrizes;
2. A importância das funções lineares e não lineares na relação entre fenómenos da economia e gestão;
ESTATÍSTICA
3. Estatística Descritiva;
4. Probabilidades e Distribuições Teóricas mais importantes;
5. Inferência Estatística.
Processo de avaliação n.a.
Processo de ensino-aprendizagem Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):

1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos
3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador
5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Observações
Bibliografia básica EM PORTUGUÊS:
José Dias Curto, "Estatística: muitas aplicações em Excel e poucas fórmulas", Edição de autor: http://bit.ly/2c9usVN

IN ENGLISH:
Alpha C Chiang (2005), Fundamental Methods of Mathematical Economics (4th edition).

James T. McClave, P. George Benson, and Terry Sincich (2012), Statistics for Business and Economics (12th Edition).
Bibliografia complementar Não se considera necessária.