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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  APDCM

Etnomusicologia (1 º Sem 2019/2020)

Código: 02343
Acrónimo: 02343
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 10.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 16.0 h/sem 40.0 h/sem 240.0 h/sem 0.0 h/sem 280.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos N/A
Objectivos Ao concluir esta unidade curricular,os estudantes deverão:a) Encontrar-se familiarizados com  os principais  paradigmas teóricos e metodológicos actuais na Etnomusicologia, perspectivados  a partir das principais correntes actuais  nas Ciências Sociais e Humanas, com especial destaque para a Antropologia e osEstudos Culturais.b) Ser capazes de discutir questões epistemológicas,teóricas,metodológicas e éticas centrais para a investigação etnomusicológica.c) Ser capazes de analisar as publicações representativas dos principais paradigmas teóricos da disciplina, e conhecer as principais revistas internacionais da área.d)Ser capazes de enquadrar e discutir teórica e metodologicamente, no domínio da Etnomusicologia, um projecto de investigação situado nas modernas preocupações da disciplina.  










Programa a) Discussão das principais mudanças epistemológicas na Etnomusicologia, com destaque para o pós-modernismo, pós colonialismo e para a teoria crítica.b)Análise do impacto da  adopção de novas perspectivas epistemológicas na abordagem etnomusicológica de processos centrais na música nos últimos vinte anos tais como:a globalização da produção e do consumo musicais;a cultura expressiva e a sua relação com a formação de comunidades em diáspora, para a interacção entre elas, e para  a  sua integração nas sociedades de acolhimento; a cultura expressiva
decorrente do processo do encontro colonial; a música e a sua relação com os media;a integração da música dos subalternos e das
periferias no mercado global; a manutenção,apropriação e ocultação  de hierarquias estéticas Ocidentais; a reprodução ou contestação de relações de poder através da música.c) Análise crítica das
principais obras onde se encontram patentes os paradigmas actuais da Etnomusicologia.











Processo de avaliação A avaliação é realizada através de:
.Avaliação continua da participação nas aulas(20%)
.Recensões críticas apresentadas oralmente na aula(30%)
.Ensaio escrito entregue no final do semestre (50%)
Processo de ensino-aprendizagem Princípio de aprendizagem colaborativa, centrada no estudante. É estimulada a criatividade, a reflexão e a discussão colaborativa. O ponto de partida inicia-se pela exposição dos principais tópicos por parte do docente, em seguida tem lugar a discussão crítica dos mesmos entre o docente e os doutorandos.São realizadas apresentações de recensões críticas de publicações mais relevantes por parte dos alunos,que constituem casos de estudo para a discussão de tópicos relevantes.  






Observações
Bibliografia básica Bohlman, Philip & Radano, Ronald(eds.) (2000). Music and the Racial Imagination.Chicago:Chicago University Press.
Born,Georgina & Hesmondhalgh D, (eds) (2000).Western Music and its Others:Difference, Representation and Appropriation in Music.  Berkeley: University of California Press.
Denning, Michael (2015) Noise Uprising: The Audiopolitics  of a World Musical Revolution. London:Verso.
Erlman, Veit(1999).Music,Modernity and the Global Imagination.Oxford:Oxford University Press.
Slobin M. (1993). Subcultural  Sounds: Micro- musics of  the West. Hanover, CT: Wesleyan University Press.
Stokes, Martin (2004). "Music and the Global Order," Annual Review of Anthropology 33:47-72.











Bibliografia complementar N/A