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Debates Contemporâneos sobre Teoria e Politica Económica (1 º Sem 2018/2019)

Código: 02352
Acrónimo: 02352
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 18.0 h/sem 0.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2014/2015
Pré-requisitos Conhecimentos em teoria económica
Conhecimentos em história das ideias económicas
Objectivos Introdução aos principais debates sobre teoria e política económica contemporâneos através de uma abordagem que permita:
1. Sublinhar a natureza plural da Economia e as teorias que informam o debate económico contemporâneo
2. Chamar a atenção da diversidade de opções metodológicas ao dispor dos economistas no âmbito das suas actividades (p.e. investigação, concepção, implementação e monitorização das políticas económicas)
3. Contribuir para a definição do âmbito de análise e de intervenção da Economia Política contemporânea, através nomeadamente da consideração dos contextos históricos, das relações de poder e das normas sociais no estudo dos fenómenos económicos  
4. Identificar os principais debates económicos contemporâneos
5. Abordar os principais desafios das políticas económicas contemporâneas  
6. Enfatizar a natureza evolutiva da Economia
7. Debater os principais desafios contemporâneos da Economia na sua vertente teórica e prática
Programa 1. A racionalidade económica em perspectiva
1.1. A natureza controversa dos fundamentos da Economia
1.2. A racionalidade limitada e a Economia Comportamental
1.3. Racionalidade e a interrelação de fatos, teorias e valores
2. Economia, desigualdades e o Estado de Bem-Estar
2.1. Desigualdades
2.2. Desigualdades e Crises de Malthus até ao FMI: uma perspectiva acerca das ideias económicas
2.3. Mercadorização, desmercadorização e o Estado de Bem-Estar  
3. Controvérsias sobre o desenvolvimento e a sustentabilidade
3.1. A Economia Política do território: entre factos e desafios
3.2. O problema dos custos sociais
3.3. Repensando o desenvolvimento: inovação social, planeamento e transdisciplinaridade
4. As crises, o sector financeiro e as políticas económicas
4.1. A importância crescente da finança: uma perspectiva critica
4.2. Instabilidade financeira
4.3. Controvérsias sobre políticas macroeconómicas
Processo de avaliação A avaliação incidirá sobre um ensaio a elaborar individualmente (100; apresentação oral e ensaio escrito). O tema e a metodologia a adoptar necessitam de aprovação prévia por parte do docente. O tema será definido tendo em consideração os conteúdos programáticos da disciplina e os projectos de investigação (por exemplo, dissertação), ou de profissionalização, dos alunos.
Processo de ensino-aprendizagem As aulas da UC são essencialmente expositivas, seguidas de debate e participação dos alunos no âmbito da referência aos temas contemporâneos de teoria e política económica (aulas teórico-práticas e seminários).
Serão ainda prosseguidas metodologias de ensino-aprendizagem ativas através da realização do ensaio individual, para além de auto-estudo relacionado com o próprio trabalho autónomo do aluno.
Observações
Bibliografia básica Caldas, J. C., A. N. Costa and T. R. Burns (2007), ?Rethinking economics: the potential contribution of the classics?, Cambridge Journal of Economics, vol. 31(1): 2540.
Costa, A. and J. C. Caldas (2011), ?Claiming Choice for Institutional Economics?, Journal of Economic Issues, vol. XLV(3): 665-684.
Ferreiro, M. F., Gonçalves, M. E. and Costa, A. (2013), ?Conflicting Values and public decision: the Foz Côa case?, Journal of Ecological Economics, 86: 129-135
Henriques, J. M. (2013), ?On Becoming Healthier Communities: Poverty, Territorial Development and Planning?, Revista Portuguesa de Saúde Pública, 31(1):58-73.
Keynes, J. M. (1936), The General Theory of Employment, Interest and Money, MacMillan: London
Kumhof, Michael and Romain Rancière (2010), "Inequality, Leverage and Crises", IMF Working Paper WP/10/268.
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Bibliografia complementar Aslanbeigui, Nahid and Steven G. Medema (1998), ?Beyond the Dark Clouds: Pigou and Coase on Social Cost?, History of Political Economy, 30(4): 601-625.
Alesina, Alberto and Silvia Ardagna (2009), "Large Changes in Fiscal Policy: Taxes Versus Spending", National Bureau of Economic Research Working Paper 15438
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Caldas, José Castro and Neves, Vítor (2012), Facts, Values and Objectivity in Economics, London: Routledge
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