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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MS

Género, Forças Armadas e Segurança Internacional (1 º Sem 2016/2017)

Código: 02402
Acrónimo: 02402
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos
Objectivos Esta UC visa familiarizar os estudantes com uma variedade de perspetivas teóricas e processos empíricos que associam a dimensão de género às dinâmicas de segurança e conflitos armados. Tem três objectivos centrais:1) Familiarizar os estudantes com instrumentos teóricos e analíticos para compreender a) as ligações históricas e transculturais entre género, guerra e paz e b) a forma como as dinâmicas de género operam aos distintos níveis analíticos das instituições e da interação sociais; 2) Analisar comparativamente processos de integração de género nas forças armadas das democracias ocidentais, focalizando na diversidade de processos através dos quais a dimensão de género informa politicas e práticas da instituição militar;3) Identificar e discutir as implicações e desafios de um novo regime de género na segurança internacional, emergente na sequência da aprovação da resolução 1325 do CSNU em 2000.
Programa 1.GÉNERO,GUERRA E PAZ
1.1Um olhar transcultural sobre género, guerra e paz
1.2Mulheres e guerra:uma abordagem histórica
1.3O que é género?
1.4?Gendered organizations?
2.GÉNERO E FORÇAS ARMADAS
2.1As forças armadas como?gendered organization?
2.2Masculinidade(s)em contextos militares
2.3Mulheres nas forças armadas: o debate sobre integração
2.4Género,coesão e desempenho
2.5Factores que afetam os papéis militares das mulheres
2.6Padrões de integração de género nas forças armadas
2.7Mulheres na frente de combate:
2.8Assédio e agressão sexual nas forças armadas
2.9Orientação sexual e forças armadas
3-GÉNERO E SEGURANÇA INTERNACIONAL
3.1Género,segurança e relações internacionais
3.2Cultura de género em operações de apoio à paz
3.3Soldados e violência sexual em conflitos armados
3.4Mulheres militares em operações de paz
3.5Mulheres,paz e segurança:a resolução 1325 CSNU
3.6A agenda política das OI sobre género e segurança
3.7Um novo regime de segurança internacional?
Processo de avaliação A avaliação do curso inclui os seguintes elementos:
1) Uma recensão critica com cerca de 3 páginas, dos textos relativos a um das sessões da UC (20%) 2) Um ensaio final de 12-15 páginas, aprofundando um dos tópicos do programa (60%); 3) Uma apresentação de grupo na aula (10%) 4) Participaçāo (10%). Os estudantes devem comparecer a todas as sessões, realizar as leituras requeridas para cada sessão a participar ativamente os debates.
Processo de ensino-aprendizagem Para além do trabalho pessoal dos estudantes e de orientação tutorial, existem dois tipos de sessão nesta UC: 1)Sessões teórico-praticas destinadas à apresentação e sistematização de perspectivas analíticas; 2) Sessões de tipo seminarial, incluindo as apresentações dos estudantes e o debate dos vários tópicos do programa. Em ambos os tipos de sessão  recorrer-se-á à utilização de recursos visuais e multimédia, incluindo fotos, pequenos vídeos e documentários.
Observações
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