Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MS

Género, Forças Armadas e Segurança Internacional (1 º Sem 2016/2017)

Objectivos

Género, Forças Armadas e Segurança Internacional

Mestrado em Sociologia

Objectivos Gerais

Esta UC visa familiarizar os estudantes com uma variedade de perspetivas teóricas e processos empíricos que associam a dimensão de género às dinâmicas de segurança e conflitos armados. Tem três objectivos centrais:1) Familiarizar os estudantes com instrumentos teóricos e analíticos para compreender a) as ligações históricas e transculturais entre género, guerra e paz e b) a forma como as dinâmicas de género operam aos distintos níveis analíticos das instituições e da interação sociais; 2) Analisar comparativamente processos de integração de género nas forças armadas das democracias ocidentais, focalizando na diversidade de processos através dos quais a dimensão de género informa politicas e práticas da instituição militar;3) Identificar e discutir as implicações e desafios de um novo regime de género na segurança internacional, emergente na sequência da aprovação da resolução 1325 do CSNU em 2000.