Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MG

Avaliação e Gestão da Performance de Negócio (2 º Sem 2017/2018)

Código: 02436
Acrónimo: 02436
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2014/2015
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos Explorar a forma como os gestores podem criar e/ou rever os sistemas de medição de desempenho nas suas organizações. O programa visa facultar aos alunos abordagens práticas, técnicas e ferramentas para projetar, implementar e utilizar sistemas de medição de desempenho, a fim de gerir e melhorar o desempenho dos negócios da empresa.
Programa 1) Introdução
-Complementos de gestão estratégica
-A necessidade de processos de mensuração do desempenho e de apoio à tomada de decisão
-Principais dificuldades num processo de decisão
-Diferentes abordagens de apoio à tomada de decisão
2) O processo de mensuração e apoio à decisão
-Os stakeholders e os aspetos comportamentais da decisão
-Principais paradigmas e convicções
-Etapas do processo de avaliação da performance
-Métodos de estruturação
-Representação do problema de decisão enquanto problema complexo
3) Decisão com múltiplos critérios
-Objetivos e atributos
-Avaliação multicritério e trade-offs
-Construção de funções de valor
-Software para decisões com múltiplos objetivos
4) Implementação do processo de mensuração
-Pré-análise
-Avaliação de resultados
-Formulação de recomendações
5) Aplicações e discussão de casos de estudo
-Estudo de caso na banca de retalho
-Estudo de caso em finanças empresariais
-Estudo de caso no mercado de habitação
Processo de avaliação - Trabalho de grupo ? 25%.
- Preparação e discussão de casos práticos ? 25%.
- Exame Final ? 40%.
- Participação na aula ? 10%.
Processo de ensino-aprendizagem 1) Expositivo, teórico-prático.
2) Aprendendo por aplicação, de forma prática e com acompanhamento tutorial, empregando a análise e discussão de casos e a reflexão e discussão sobre aplicações práticas das ferramentas teóricas ensinadas em sala de aula.
3) Expondo e debatendo oralmente os elementos trabalhados, com natureza teórico-prática.
Observações
Bibliografia básica Ackerman, F. & Eden, C. (2011), Making Strategy: Mapping Out Strategic Success, Sage, London.
Grant, R. (2008), Contemporary Strategy Analysis, Blackwell Publishing, 6th Ed.
Henry, A. (2011), Understanding Strategic Management, London: Oxford.
Madhavan, R.; Tunstel, E. & Messina, E. (2009), Performance Evaluation and Benchmarking of Intelligent Systems, Springer.
Bibliografia complementar Ferreira, F. (2011), Avaliação Multicritério de Agências Bancárias: Modelos e Aplicações de Análise de Decisão, Universidade do Algarve e FCT, 1st Ed.