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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  PGGest

Marketing de Projetos (2 º Sem 2016/2017)

Código: 02475
Acrónimo: 02475
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 10.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 15.0 h/sem 60.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos Não Existem
Objectivos No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Decidir sobre acções de marketing mix coerentes com uma estratégia pré-definida;  
2. Compreender o papel dos diferentes elementos da estratégia para o alcance de objectivos;
3. Diagnosticar e desenvolver soluções para problemas de marketing ao nível das variáveis produto, preço e distribuição;
4. Usar a criatividade, como complemento dos domínios conceptual e operacional, para construir vantagem competitiva.

Programa - Perceber o que é o Marketing e o Processo de Marketing
- O Processo Estratégico
- Análise das necessidades de mercado
- A Envolvente de Marketing
- Do Consumidor para a Estratégia de Marketing
- Desenvolvimento da Estratégia de Marketing de Projectos
- Marketing-Mix de Projectos: os 7 P's
Processo de avaliação O sistema de avaliação é composto por:
- Trabalho - 20%
- Teste Final - 70%
- Participação - 10%.
Processo de ensino-aprendizagem Aos alunos é pedida a sua participação na:
- Realização de casos práticos;
- Elaboração de trabalhos teórico/práticos;
- Discussão nas aulas.

Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correcção de um docente.

Para além da discussão de casos, as aulas serão animadas por exposições do docente e dos alunos.

Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.



Observações Não Existem
Bibliografia básica Lendrevie, Jacques et al., (2013), Mercator XXI, Teoria e Prática do Marketing, Pub.D.Quixote, Portugal, 15ª Edição

Bibliografia complementar Kotler, Philip and Keller, Kevin (2012), Marketing Management, Prentice-Hall International, USA