Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGE

Contabilidade e Reporte Financeiro (6ects) (1 º Sem 2018/2019)

Código: 02670
Acrónimo: 02670
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não existentes.
Objectivos Os alunos deverão compreender os principais aspetos da preparação e interpretação das demonstrações financeiras
Programa 1. A preparação e regulação da informação financeira.
2. Activos correntes
3. Ativos não correntes
4. Capitais próprios
5. Passivo
6. Análise e interpretação das demonstrações financeiras.
Processo de avaliação Dois sistemas:
A) Sistema de avaliação periódica requer assiduidade às aulas minima de 80%: teste 60% da nota final; trabalho de grupo 40% da nota final.
B) Exame
O aluno que não optou pela avaliação periódica pode realizar exame na época normal com peso de 100% na nota final. O aluno que falhou a avaliação  periódica ou que não optou  pela avaliação periódica  na época normal pode recorrer ao exame final na época de recurso com peso de 100% na nota final.
Processo de ensino-aprendizagem A aprendizagem das matérias deve ser feita com base na frequência das aulas e na participação nas discussões e na resolução dos casos práticos nas aulas.
É adoptado um livro de estudo de base que é utilizado no apoio às aulas assim como serve de suporte ao estudo dos alunos.
O estudo individual pode ser complementado a partir dos exercícios e soluções entregues aos alunos.
Observações
Bibliografia básica Kimmel, Weygandt, Kieso (2015). "Financial Accounting, IFRS Edition", international student version, seventh edition, Wiley

McKeith, J. and Collins, B. (2013). Financial Accounting and Reporting, 2nd Edition, Berkshire: McGraw-Hill.
Bibliografia complementar IASB (2014). International Financial Reporting Standards. www.ifrs.org