Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPCPCJR

Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (2 º Sem 2018/2019)

Código: 02819
Acrónimo: 02819
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 24.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 28.0 h/sem 572.0 h/sem 0.0 h/sem 600.0 h/sem
1 18.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 39.0 h/sem 411.0 h/sem 0.0 h/sem 450.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não existem.
Objectivos Esta UC tem como objetivo desenvolver competências necessárias à elaboração de projetos de investigação adequados a uma dissertação de mestrado.
Esta UC organiza-se em 4 módulos: (i) O que é um projeto de investigação? (ii) Os passos iniciais da construção do projeto: revisão de literatura e construção do argumento; (iii) A concretização das ideias de investigação: estratégia metodológica e finalização do processo; (iv) Orientar e acompanhar os estudantes no desenvolvimento da dissertação.
Programa CP1:Etapas e processos na elaboração de um projeto de investigação:
Estrutura e objetivos de um projeto de investigação
Fases de desenvolvimento de um projeto de investigação
Orientações normativas para a elaboração de um projeto de investigação
CP2:Elaboração da revisão de literatura:
Características e objetivos da revisão de literatura
Revisão de literatura e desenvolvimento da argumentação
Planeamento e execução da revisão da literatura.
Organização e redação da revisão da literatura.
CP3:Delineamento da estratégia metodológica:
Estratégia metodológica: articulação entre conceptualização e operacionalização.
Principais opções metodológicas: métodos quantitativos e qualitativos
Delineamento do plano de estudo
Planeamento do processo de análise de dados
Questões éticas na investigação
CP4:Análise e interpretação dos resultados
Análise de dados
Discussão e conclusões
Normas de redação de escrita científica
Referências, anexos
CP5.Preparação para defesa oral.
Processo de avaliação A dissertação de mestrado será defendida em provas públicas. São considerados os seguintes critérios de avaliação:
a. Componente técnica (30%)
b. Componente formal e apresentação escrita (20%)
c. Apresentação e defesa pública (20%)
d. Processo (orientador) (30%)
A nota final é atribuída à Dissertação de Mestrado.
Processo de ensino-aprendizagem São utilizadas as seguintes metodologias:
-Componente expositiva sobre conceitos básicos
-Componente participativa, com análise e resolução de exercícios práticos
-Componente de orientação e discussão individual dos projetos de dissertação
-Componente de apresentação do trabalho em sessões de supervisão e seminário organizadas em três blocos.
Observações A apresentação do trabalho desenvolvido, ao nível individual pelos alunos, é obrigatória nas sessões de seminário, referentes aos três blocos anteriormente indicados.
Bibliografia básica American Psychological Association (2010). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington, DC: APA.
Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science (4th ed.). Berkshire: Open University press.
Breakwell, G., Hammond, S. & Fife-Schaw, C. (2000). Research methods in Psychology. London: SAGE.
Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2014).
Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 de Abril de 2011, 17931- 17936.
Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage.
Walliman, N. (2005). Your research project (2nd Ed.). London. SAGE.
Bibliografia complementar Bem, D.J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177.
Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students (2ª ed., cap. 1). Essex: Prentice Hall.
Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage.
Judd, C., Smith, E., & Kidder, L.H (1991). Research methods in social relations (6th Ed). Fort Worth: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers.
Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE.
Santos, N. R. (2005). Projectos de investigação em Psicologia: Guia para a sua elaboração e execução. Évora: NEPUE.
Weisner, T. S. (2005, ed.). Discovering Successful Pathways in Children's Development: Mixed Methods in the Study of Childhood and Family Life. Chicago: The University of Chicago Press.