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Seminário de Projeto de Investigação em Serviço Social (2 º Sem 2019/2020)

Código: 02823
Acrónimo: 02823
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 12.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 28.0 h/sem 272.0 h/sem 0.0 h/sem 300.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos Estudantes inscritos no curso Doutoral em Serviço Social.
Objectivos Explorar e reflectir acerca do processo de desenvolvimento do Desenho de Pesquisa; Partilhar e debater fundamentos epistemológicos e conceptuais e opções metodológicas incluídas no processo de elaboração das Teses de Doutoramento.
Programa Organização de sessões para apresentação de pesquisas exemplares e para apresentação e discussão dos projectos de pesquisa dos doutorandos.
Processo de avaliação A avaliação desta UC consiste na elaboração do projecto de tese.
O projecto deverá ter no máximo 15 paginas e a sua entrega ao professor é 30 dias após a última aula.
Processo de ensino-aprendizagem O processo de ensino-aprendizagem é de natureza participativa e organizativa de sessões de pesquisa nos domínios específicos dos interesses de investigação manifestados pelos doutorandos. O seminário integra participantes nacionais e internacionais no domínio do Serviço Social e das Ciências Sociais, promovendo um debate aberto e interdisciplinar na construção do projecto de tese.
Observações
Bibliografia básica A bibliografia básica é variável e depende da problemática de estudo da cada doutorando, sendo complementada com referências bibliográficas básicas desta UC.
Bibliografia complementar Almeida, João Ferreira e Pinto, José Madureira, Condições e Problemas Genéricos da Pesquisa Empírica em A Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Ed. Presença, 1976 (1ªEdição). pp. 61-114.
Almeida, João Ferreira de, Fernando Luís Machado, Luís Capucha e Anália Cardoso Torres(1994), Ciências Sociais e Sociologia, Metodologia da pesquisa empírica?, Contributos
Sociais da Sociologia em João Ferreira de Almeida (coord.), Introdução à Sociologia, Lisboa,Universidade Aberta, pp. 13-33; pp. 193-213; pp. 212-222.
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Bachelard, Gaston, (1984) O Racionalismo Aplicado?, em A Epistemologia, Lisboa, Edições 70.
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Jorge M. L. Ferreira, y Esther Raya Díez "El objeto de estudio en trabajo social: dimensión científica" in Métodos y técnicas de investigación en trabajo social. Caparrós, Neus Civera y Raya Díez Esther (coord). ed. ciclo grupo 5 S.L.U., 2015,Espanha (Espanhol)
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Harris, V. W., Bedard, K., Moen D., Álvarez-Pérez, P. (2015). The Role of Friendship, Trust, and Love in Happy German Marriages. Marriage & Family Review, ISSN: 0149-4929
Vázquez-Aguado, O., Fernández-Borrero, M. A., Álvarez-Pérez, P., Harris, V. W.  (2015). Spanish-Moroccan Families in a Context of Family Diversity in Spain. Challenges for the Construction of Interculturalism. Journal of Spatial and Organizational Dynamics, Vol. 3, pp. 22-35, ISSN: 2183-1912
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