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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  CIESPP

Empreendedorismo e Integração Social (1 º Sem 2019/2020)

Código: 02827
Acrónimo: 02827
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 16.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 18.0 h/sem 132.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos --
Objectivos Desenvolver conteúdos sobre empreendedorismo e integração social potenciadores de construção de instrumentos de suporte ao Serviço Social e de realização de pesquisas orientadas por referenciais teóricos de Serviço Social.
Programa Empreendedorismo: emergência do conceito e suas abordagens nas Ciências Sociais
- a entrada do conceito no discurso técnico-político europeu (estratégia de Lisboa e os objetivos para 2010)
- Conceções de empreendedorismo
- Relação entre empreendedorismo e inovação
Perfil e competências do empreendedor
- O que é ser empreendedor?
- Boas práticas em empreendedorismo e inovação
Instrumentos de apoio ao empreendedorismo social
- Como ser empreendedor?
- Passos para a inovação
- Etapas e tarefas para empreender
O Serviço Social e o empreendedorismo social
- o empreendedorismo e a matriz do Serviço Social
- Empreendedorismo e empowerment
- O potencial do empreendedorismo como meio de integração social
Problematização e limites dos conceitos de empreendedorismo e inovação
Processo de avaliação A avaliação da Unidade Curricular consiste na realização de um paper escrito individual sobre um tema do programa (num máximo de 8 páginas). O trabalho deverá ser suportado num referencial teórico e de pesquisa de campo.
Processo de ensino-aprendizagem - Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa.
- Análise e interpretação de documentos pelos alunos.
- Pesquisa de informação por parte dos alunos.
Observações
Bibliografia básica Berzin, Stephanie C. (2012), Where is Social Work in the Soical Entrepreneuship movement?, National Association of Social Workers, vol. 57, nº 1, pp. 185-188.
Caetano, António; Susana Correia Santos, e Sílvia Fernandes Costa(2012), Psicologia do Empreendedorismo: processos, oportunidades e competências, Mundos Sociais, Lisboa.
FARGION, Silvia; GEVORGIANIENE ,Violeta; LIEVENS, Pieter (2011) ?Developing Entrepreneurship in Social Work Through
NANDAN, Monica; SCOTT, Patricia A. (2013) ?Social Entrepreneurship and Social Work: The Need for a Transdisciplinary Educational Model?, Administration in Social Work, vol.37, Nº3,p.257-271.
Parente, Cristina (ed.) (2014), Empreendedorismo Social em Portugal?, Porto, FLUP.
Santos, Filipe; João Cotter Salvado, e Isabel Lopo de Carvalho (2013), Manual para Transformar o Mundo, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Sarkar, Amoudip(2014), Empreendedorismo e Inovação,Editora Escolar, LIsboa.
Bibliografia complementar Carvalho, Luísa Cagica, e Teresa Gomes da costa (2015), Empreendedorismo: uma visão global e integradora, Edições Sílabo, Lisboa.
Duarte, Carlos, e José Paulo Esperança (2014), Empreendedorismoe  Planeamento Financeiro, Edições Sílabo, Lisboa.
GERMAK, Andrew; SINGH Karun (2009) ?Social Entrepreneurship: Changing the Way Social Workers Do Business?, Administration in Social Work, vol.34, Nº1, p.79-95.
GUERRA, Isabel (2006), Participação e Ação Coletiva, Interessas, Conflitos e Consensos, Estoril, Principia