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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPDRH

Metodologias Qualitativas de Investigação em Recursos Humanos (2 º Sem 2019/2020)

Código: 02832
Acrónimo: 02832
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 10.0 h/sem 10.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos não
Objectivos Esta unidade curricular visa desenvolver nos alunos a capacidade de compreender a especificidade das abordagens qualitativas e os diferentes contextos de aplicação. Pretende-se ainda que os alunos adquiram competências práticas de aplicação de algumas destas técnicas.
Programa CP1- Características das metodologias qualitativas na investigação científica
CP2- Os métodos qualitativos de recolha de dados: entrevistas individuais e de grupo, grupos focais, análise documental
CP3- Os métodos qualitativos de análise de dados
CP4- Qualidade e reporte dos estudos qualitativos
Processo de avaliação Avaliação Periódica:
- Trabalho de Grupo: 50%.
- Frequência individual: 50%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 8 valores na frequência.
Avaliação Final:
- Exame: 100%
Processo de ensino-aprendizagem Durante o semestre o aluno deverá desenvolver competências sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência;
2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos;
3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo;
4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Observações
Bibliografia básica Anderson, V. (2009). Research Methods in Human Resource Management. London: CIPD.
Bauer, M.W., & Gaskell, G. (Eds) (2000). Qualitative researching with text, image and sound. London: Sage.
Flick, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor.
Lincoln,Y.S., & Guba, E.G. (1985). Naturalistic Inquiry. Newbury Park: Sage.
Krippendorff, K. (1980/2004). Content analysis: an introduction to its methodology. Thousand Oaks: Sage.
Rousseau, D. & Barends, E. (2011). Becoming an evidence -based HR practitioner. Human Resource Management Journal, 21 (3), 221-235.
Saunders, M., Lewis, P. & Thornill, A. (2003). Research methods for business students. Upper Saddle River: Prentice Hall.
Bibliografia complementar Cassell, C., & Symon, G. (Eds). (2004). Essential Guide to Qualitative Methods in Organizational Research: a Practical Guide. London: Sage
Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2006). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens (2ª ed.). Porto Alegre: Artmed
Ghiglione, R. & Matalon, B. (1992). O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora.
Reto, L. e Nunes, F. (1999). Métodos como estratégia de pesquisa: Problemas tipo numa investigação. Revista Portuguesa de Gestão, 1, 21-32.
Vala, J. (1986). Análise de conteúdo. In Silva, A. A. & Pinto, J. M. (Eds.). Metodologia das Ciências Sociais (pp. 101-128). Porto: Afrontamento.
Wolcott, H.F. (1990). Writing Up Qualitative Research. Thousand Oaks: Sage.

Referências para o trabalho prático/References for the assignment:
Naegele, G. & Krämer, K. (2001). Recent Developments in the Employment and Retirement of Older Workers in Germany. Journal of Aging & Social Policy, Vol. 13(1) 2001
Oakman, J. & Wells, Y. (2013). Retirement intentions: what is the role of push factors in predicting retirement intentions? Ageing and Society, 33 (6), 988-1008
Topa, G., Moriano, J., Depolo, M., Alcover, C. & Morales, J. (2009). Antecedents and consequences of retirement planning and decision-making: a meta-analysis and model. Journal of Vocational Behavior, 75, 38-55.
Zaniboni, S. (2015). The interaction between older workers' personal resources and perceived age discrimination affects the desired retirement age and the expected adjustment. Work, Aging and Retirement, 1 (3), 266-273.