Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPDRH

Temas Críticos em Políticas de Recursos Humanos (2 º Sem 2019/2020)

Código: 02833
Acrónimo: 02833
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 16.0 h/sem 4.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Sem pré-requisitos
Objectivos Esta Unidade Curricular visa oferecer uma visão integrada dos desafios que a modernidade coloca na formulação de Políticas de Recursos Humanos. Nesse sentido, a Unidade Curricular incide sobre as tendências observadas, as dinâmicas conducentes às tensões e dilemas, e as novas fronteiras e tipologias organizacionais, a diversificação societal, internacionalização e mutações sociodemográficas. Pretende-se assim que a contemporaneidade da Gestão de Recursos Humanos seja compreendida na sua expressão ao nível das políticas e práticas.
Programa CP1. Tendências na GRH
CP2. Uma visão integrada de RH
    CP2.1 Da visão administrativa à estratégica
    CP2.2 Medir o retorno do investimento em RH
CP3. Desafios da modernidade
    CP3.1 GRH e as novas formas organizacionais
    CP3.2. Internacionalização: expatriação e gestão da diversidade cultural
    CP3.3. GRH e aging
    CP3.4. GRH e flexibilidade organizacional
Processo de avaliação No plano da avaliação, para o trabalho individual, o aluno deverá realizar um estudo de caso real num dos temas da atualidade (50%). Os trabalhos de grupo implicam a redação de um ensaio seguido de debate em sala (50%).
Para quem não se tenha apresentado a avaliação periódica ou nela não tenha tido aproveitamento (pelo menos 10 em cada elemento de avaliação) realizará exame (100%).
Processo de ensino-aprendizagem As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem de modo a permitirem a integração dos modelos teóricos com as práticas. As metodogias de ensino predominantes são a expositiva (apresentação de quadros de referência teóricos), participativa (na análise e discussão de exercícios em sala), activa (na elaboração dos trabalhos) e de auto-estudo (na preparação prévia indicada para cada aula).
Observações Sem observações
Bibliografia básica - Boxall, P. & Purcell, J. (2008). Strategy and human resource management. Hampshire: Palgrave Macmillan.
- Claydon, T. & Beardwell, J. (2017). Human Resource Management: A Contemporary Approach (8ª ed.). Edinburgh: Pearson.
- Leibold, M. & Voelpel, S. (2007). Managing the aging workforce: Challenges and solutions. New York: Publicis/Wiley.
Bibliografia complementar - Brewster, C., Sparrow, P., Vernon, G. & Houldsworth, E. (2011). International Human Resource Management (3 ed.), Londres: CIPD.
- Byrd, M. & Hughes, C. (2015). Managing Human Resource Development Programs : Current Issues and Evolving Trends. New York: Palgrave MacMillan.
- Parry, E., Stravou, E. & Lazarova, M. (2013). Global Trends in Human Resource Management. New York: Palgrave MacMillan.
- Rynes, S., Brown, K. & Colbert, A. (2002). Seven common misperceptions about human resource practices: Research findings versus practitioner beliefs. Academy of Management Executive, 16 (3), 92-102.
- Sparrow, P. & Cooper, C. (2014). Organizational effectiveness, people and performance: new challenges, new research agendas, Journal of Organizational Effectiveness: People and Performance, 1(1), 2-13.
- Ulrich, D., Losey, M. & Meisinger, S. (2005). Future of Human Resource Management: 64 Thought Leaders Explore the Critical HR Issues of Today and Tomorrow. Alexandria: John Wiley & Sons.