Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LSS-PL

Demografia (1 º Sem 2017/2018)

Código: 02851
Acrónimo: 02851
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos Não se aplica
Objectivos Esta unidade curricular tem por objetivo inicial fornecer aos alunos conhecimentos sobre o objeto da Demografia, as suas fontes e os principais conceitos e instrumentos de análise demográfica.
Sendo uma cadeira com uma forte componente metodológica e teórico-prática, pretende-se que a inter-relação e operacionalização dos conhecimentos adquiridos aconteça ao longo do semestre, de forma intercalada com a aquisição de conteúdos, permitindo um contacto direto com as fontes de informação, os instrumentos de análise e uma leitura crítica e contextualizada dos resultados obtidos e analisados.
Outro objetivo desta unidade curricular, no que diz respeito à sua componente prática, prende-se com a articulação do trabalho a desenvolver com o do plano de estudos da licenciatura em que se enquadra.
Programa 1. Objeto e contributos da Demografia.
2. Fontes demográficas: 2.1. Os recenseamentos e o estado da população; 2.2. Estatísticas do movimento; 2.3. Qualidade dos dados
3. Observação dos fenómenos demográficos: 3.1. Tipos de observação; 3.2. O diagrama de Lexis
4. Análise longitudinal e análise transversal: 4.1. Calendário e intensidade; 4.2. O princípio da coorte fictícia
5. Estruturas Demográficas: 5.1. Pirâmide etária; 5.2. Relações e proporções s; 5.3. Envelhecimento populacional
6. O movimento da população: 6.1. Medidas do movimento; 6.2. Crescimento natural e balança migratória
7. Quocientes e taxas específicas: definição, cálculo e utilização
8. Mortalidade: 8.1. Componentes e medidas; 8.2. Tábua de mortalidade; 8.3. Calendário
9. Fecundidade: 9.1. Medidas da fecundidade; 9.2. Intensidade e calendário; 9.3. Fecundidade e reprodução
10. Nupcialidade:10.1. Medidas da nupcialidade; 10.2. Tábuas de nupcialidade; 10.3. Intensidade e calendário
Processo de avaliação O aluno pode optar entre duas  formas de avaliação:
a) Avaliação periódica: os alunos serão avaliados com base em um teste (60% da nota final) e um trabalho de grupo com apresentação oral (40% da nota final).
b) Avaliação por exame final: o exame vale 100% da nota da unidade curricular.
Processo de ensino-aprendizagem A unidade curricular (UC) é lecionada com base em aulas teórico-práticas, com conteúdos teóricos e metodológicos cuja aplicação é ensaiada em aulas com uma forte componente prática.
Prevê-se um acompanhamento tutorial para resolução de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos a desenvolver no âmbito da avaliação. Procura-se uma articulação dos conteúdos e práticas pedagógicas da UC com os conhecimentos e o trabalho desenvolvido pelos alunos na área do curso que frequentam.
Observações
Bibliografia básica Bandeira, Mário Leston (1996). Demografia e Modernidade. Família e Transição Demográfica em Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Bandeira, Mário Leston (2004). Demografia: objecto, teorias, métodos. Lisboa: Escolar Editora
Nazareth, J. Manuel (2004). Demografia. A Ciência da População. Lisboa: Presença
Bibliografia complementar Preston, Samuel H., Heuveline, P. e Guillot, M. (2001). Demography: Measuring and Modeling Population Processes. Oxford: Blackwell.
World Health Organization (2002), Active Ageing: a policy framework, Genebra, WHO