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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MCE

Dissertação em Ciências em Emoções (1 º Sem 2018/2019)

Código: 02860
Acrónimo: 02860
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 24.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 28.0 h/sem 572.0 h/sem 0.0 h/sem 600.0 h/sem
1 18.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 39.0 h/sem 411.0 h/sem 0.0 h/sem 450.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Nao tem
Objectivos Esta UC tem como objetivo desenvolver competências necessárias à elaboração de projetos de investigação adequados a uma dissertação de mestrado.
Esta UC organiza-se em 4 módulos: (i) O que é um projeto de investigação? (ii) Os passos iniciais da construção do projeto: revisão de literatura e construção do argumento; (iii) A concretização das ideias de investigação: estratégia metodológica e finalização do processo; (iv) Orientar e acompanhar os estudantes no desenvolvimento da dissertação.
Programa CP1:Etapas e processos na elaboração de um projeto de investigação:
Estrutura e objetivos de um projeto de investigação
Fases de desenvolvimento de um projeto de investigação
Orientações normativas para a elaboração de um projeto de investigação
CP2:Elaboração da revisão de literatura:
Características e objetivos da revisão de literatura
Revisão de literatura e desenvolvimento da argumentação
Planeamento e execução da revisão da literatura.
Organização e redação da revisão da literatura.
CP3:Delineamento da estratégia metodológica:
Estratégia metodológica: articulação entre conceptualização e operacionalização.
Principais opções metodológicas: métodos quantitativos e qualitativos
Delineamento do plano de estudo
Planeamento do processo de análise de dados
Questões éticas na investigação
CP4:Análise e interpretação dos resultados
Análise de dados
Discussão e conclusões
Normas de redação de escrita científica
Referências, anexos
CP5.Preparação para defesa oral
Processo de avaliação Critérios de avaliação
a. Componente técnica (30%)
b. Componente formal e apresentação escrita (20%)
c. Apresentação e defesa pública (20%)
d. Processo (orientador) (30%)
Processo de ensino-aprendizagem Componente expositiva sobre conceitos básicos
Componente participativa, com análise e resolução de exercícios práticos
Componente de orientação e discussão individual dos projetos de dissertação
Componente de apresentação do trabalho em sessões de supervisão e seminário organizadas em três blocos.
Dissertação defendida em provas públicas onde são avaliadas as componentes: a) técnica; b) trabalho escrito; c) apresentação e defesa. A nota final é atribuída à Dissertação de Mestrado.
Observações
Bibliografia básica APA (2010). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington, DC: APA.
Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science. Berkshire: Open University press.
Hailman, J. P., & Strier B. (2006). Planning, proposing, and presenting science effectively: a guide for graduate students and researchers in the behavioral sciences and biology. Cambridge: Cambridge University Press.
Reis, H.T., & Judd, C. (2000, eds.). Handbook of research methods in social and personality psychology. Cambridge: Cambridge University press.
Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2014)
Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals. Londres: SAGE.
Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage.
Walliman, N. (2005). Your research project. London. SAGE.
Bibliografia complementar Coan, J. A., & Allen, J. J. B. (2008). Handbook of emotion elicitation and assessment. Oxford: Oxford University Press.
Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students (2ª ed., cap. 1). Essex: Prentice Hall.
Friedland, A., J., & Folt, C. L. (2009). Writing successful science proposals (2ª ed.). Yale: Yale University Press
Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage.
Mohrman, S. A. & Lawler III, E. E. (2011). Useful research: advancing theory and practice. San Francisco: Berret-Koehler Publishers.
Prada, M., & Garrido, M. V. (2013). Conhecer as regras do jogo: Uma introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association. Psicologia, 27(2), 107-143.
Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage.
Swetnam, D. (2000). Writing your dissertation: How to plan, prepare and present successful work. Oxford: How to books.