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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MCE

Trabalho de Projeto em Ciências em Emoções (2 º Sem 2019/2020)

Código: 02861
Acrónimo: 02861
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 24.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 34.0 h/sem 566.0 h/sem 0.0 h/sem 600.0 h/sem
1 18.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 33.0 h/sem 417.0 h/sem 0.0 h/sem 450.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos
Objectivos Esta UC tem como objetivo desenvolver competências necessárias à elaboração de um trabalho de projeto (TP) adequado à conclusão do mestrado.
Esta UC organiza-se em 4 módulos: (i) O que é um trabalho de projeto? (ii) Os passos iniciais da construção do projeto: revisão de literatura e construção do argumento; (iii) A concretização das ideias do trabalho de projeto: estratégia metodológica e finalização do processo; (iv) Orientar e acompanhar os estudantes no desenvolvimento do trabalho de projeto.
Programa CP1: Etapas e processos na elaboração do TP:
-Estrutura e objetivos do TP
-Fases de desenvolvimento do TP
-Orientações normativas para elaborar o TP
CP2: Elaboração da revisão de literatura:
-Características e objetivos da revisão de literatura
-Desenvolvimento da argumentação
-Planeamento e execução da revisão da literatura
-Organização e redação da revisão da literatura
CP3: Delineamento da estratégia metodológica de avaliação de necessidades e de desenho do projeto:
-Em que consiste a estratégia metodológica: a articulação eNtre conceptualização e operacionalização
-Principais opções metodológicas: métodos quantitativos e qualitativos
-Delineamento do plano do TP
-Planeamento do processo de análise de dados da avaliação de necessidades prévia à elaboração do TP
-Questões éticas
CP4: Elaboração do TP
-Análise de dados (das necessidades)
-Discussão e conclusões
-Normas de redação de escrita científica
-Referências, anexos
CP5. Preparação para defesa oral
Processo de avaliação O trabalho de projeto deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública.
A nota desta UC corresponde à nota atribuída ao trabalho de projeto.
Critérios de avaliação:
A. Componente técnica (30%)
B. Componente formal e apresentação escrita (20%)
C. Apresentação e defesa pública (20%)
D. Processo (Orientador) (30%)
Processo de ensino-aprendizagem São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
- Componente expositiva, para apresentação dos conceitos básicos de cada um dos temas abordados
- Componente participativa, com análise e resolução de exercícios práticos
- Componente de orientação e discussão individual dos trabalhos de projeto
- Componente de apresentação do trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de supervisão e de seminário organizadas em três blocos de sessões.
Observações
Bibliografia básica APA (2010). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington, DC: APA.
Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science. Berkshire: Open University press.
Hailman, J. P., & Strier B. (2006). Planning, proposing, and presenting science effectively: a guide for graduate students and researchers in the behavioral sciences and biology. Cambridge: Cambridge University Press.
Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2014)
Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals. Londres: SAGE.
Royse, D., Thyer, B. A., Padgett, D. K. (2010). Program evaluation: an introduction. Belmont: Wadsworth.
Wholey, J. S., Hatry, R. P., & Newcomer, K. E. (2010). Handbook of practical program evaluation. San Francisco: Jossey-Bass.
Bibliografia complementar Bartholomew, L. K. et al. (2011). Planning health promotion programs: an intervention mapping approach. San Francisco: Jossey-Bass.
Bem, D. J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177.
Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students (2ª ed., cap. 1). Essex: Prentice Hall.
Friedland, A., J., & Folt, C. L. (2009). Writing successful science proposals (2ª ed.). Yale: Yale University Press
Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage.
Holden, D. J., & Zimmerman, M. A. (2009). A practical guide to program evaluation planning: theory and case examples.  Los Angeles: SAGE Publications.
LeCroy, K. W., & Mann, J. E. (2008). Handbook of prevention and intervention programs for adolescent girls. Hoboken : John Wiley.
Prada, M., & Garrido, M. V. (2013). Conhecer as regras do jogo: Uma introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association. Psicologia, 27(2), 107-143.
Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage.
Swetnam, D. (2000). Writing your Dissertation: How to Plan, Prepare and Present Successful Work. Oxford: How to books.