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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGRHCO

Atração de Talentos, Seleção e Desenvolvimento (2 º Sem 2015/2016)

Código: 02879
Acrónimo: 02879
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos N/A
Objectivos Analisar os processos relacionados com recrutamento e seleção;
Identificar as diferenças entre recrutamento interno e externo e seleção
Desenvolver programas de formação e conhecer tecnologia de suporte ao desenvolvimento organizacional.
Programa 1. Planeamento para um recrutamento e seleção eficaz, atração de talentos
2. Recrutamento
3. Investigação e prática na seleção de pessoas
4. Retenção e gestão de talentos: Gestão do desempenho individual
5. Formação e desenvolvimento
. Desenvolvimento de programas de formação
. E/B/M-Learning e sua implementação
. Diversidade e processos de aprendizagem
. Avaliação do treino e da formação
Processo de avaliação Regime regular:
Supõe-se a presença assídua nas aulas (80%) e um trabalho contínuo ao longo do semestre.
- Trabalho de Grupo + Apresentação: A ponderação final é de 40%.
- Trabalho individual: A ponderação final deste trabalho é de 60%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 9,5 valores na frequência.
Regime Exame:
Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para efeitos de avaliação em regime de exame.
Processo de ensino-aprendizagem 1. Abordagem expositiva com a apresentação dos diferentes quadros teóricos.
2. Abordagem participativa com a análise e discussão de casos práticos, bem como apresentação do trabalho de grupo.
3. Abordagem activa com a realização de um trabalho de grupo de desenvolvimento de um programa de formação e relatório R&S numa empresa.
4. Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento. Implica pesquisa para o trabalho de grupo e individual.
Observações N/A
Bibliografia básica Aguinis, H., & Kraiger, K. (2009). Benefits of Training and Development for Individuals and Teams, Organizations, and Society. Annual Review of Psycholog, 60, 451-474.
Baum, M., & Kabst, R. (2014). The Effectiveness of Recruitment Advertisements and Recruitment Websites: Indirect and Interactive Effects on Applicant Attraction. Human Resource Management, 53(3), 353-378.
Cook, M. (2009). Personnel Selection. London: Wiley
Kozlowski, S.W.J. & Salas, E. (2009). Learning, training and development in organizations. New York: Routledge
McCarthy, J. M., Van Iddekinge, C. H., Lievens, F., Kung, M., Sinar, E. F., & Campion, M. A. (2013). Do candidate reactions relate to job performance or affect criterion-related validity? A multistudy investigation of relations among reactions, selection test scores, and job performance. Journal of Applied Psychology, 98(5), 701-719.
O'Meara, B. & Petzall, S. (2013). Handbook of strategic recruitment and selection. Bingley, UK: Emerald.
Bibliografia complementar N/A