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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGRHCO

Desafios Atuais na Gestão de Recursos Humanos (1 º Sem 2018/2019)

Código: 02881
Acrónimo: 02881
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não tem
Objectivos Esta UC visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos, bem como metodologias de análise, essenciais para compreender e intervir num conjunto de desafios actuais no âmbito da Gestão de Recursos Humanos.
Programa O conteúdo programático da UC poderá ser adaptado anualmente, tendo em conta os desafios identificados e as novas propostas na literatura. Neste sentido, o programa é meramente indicativo. Em cada ano serão analisados cinco desafios na gestão de Recursos Humanos
CP1. Emoções no trabalho
CP2. Interface trabalho-família
CP3. Coaching
CP4. HR analytics
CP5. RH e robótica
Processo de avaliação A avaliação consiste num trabalho de grupo centrado numa das temáticas abordadas na aula e um teste escrito (50% cada um deles). A não obtenção de uma nota >8 num dos momentos de avaliação, e de uma nota >10 na média das notas obtidas nos dois momentos de avaliação, requer a realização do exame final escrito
Processo de ensino-aprendizagem Será utilizado um conjunto diversificado de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do/a aluno/a de uma forma autónoma e contínua. As aulas incluem uma componente expositiva, em que são apresentados os fundamentos teóricos e conceitos básicos de cada um dos temas abordados, assim como exercicios praticos que prevêm a participação ativa dos alunos. Poderá ser pedido aos estudantes para lerem materiais antes das aulas.
Observações
Bibliografia básica Ashkanasy, N. M., & Cooper, C. L. (2010). Research companion to emotion in organizations. Cheltenham, UK: Edward Elgar
Rousseau, D.M.& Gunia, B.C. (2016). Evidence-based practice: The psychology of EBP Implementation. Annual Review of Psychology, 67, 667-692.
Linley, P. A., Harrington, S., & Garcea, N. (2010). Oxford handbook of positive psychology and work. NY: Oxford University Press.
Pitt-Catsouphes, M., Kossek, E. E., & Sweet, S. A. (Eds., 2006) The work and family handbook: Multi-disciplinary perspectives, methods, and approaches. Lawrence Erlbaum Associates.
Stone, D. L., & Deadrick, D. L. (2015). Challenges and opportunities affecting the future of human resource management. Human Resource Management Review, 25(2), 139-145.
Stone, D. L., Deadrick, D. L., Lukaszewski, K. M., & Johnson, R. (2015). The influence of technology on the future of human resource management. Human Resource Management Review, 25(2), 216-231.
Bibliografia complementar Bibliografia POR TEMA:
Evidence-based HR management

Gubbins, C., & Rousseau, D. (2015). Embracing translational HRD research for evidence-based management: let's talk about how to bridge the research-practice gap. Human Resource Development Quarterly, 26(2), 109-125
Rousseau, D.M.& Gunia, B.C. (2016). Evidence-Based Practice: The Psychology of EBP Implementation. Annual Review of Psychology, 67, 667-692.


Work-family interface

Allen, T. D. (2013). The work-life interface: A synthesis of research from industrial and organizational psychology. In N. Schmitt & S. Highhouse (Eds). Handbook of psychology: Industrial and Organizational psychology, 12 (pp. 698-718). Hoboken, NJ: Wiley.
Butts, M., Casper, W., & Yang, T. (2013).How Important Are Work-Family Support Policies? A Meta-Analytic Investigation of Their Effects on Employee Outcomes. Journal of Applied Psychology, 98, 1-25
Crain, T. L., & Hammer, L.B. (2013). Work-family enrichment: a systematic review of antecedents, outcomes, and mechanisms. Advances in Positive Organizational Psychology, 1, 303-328.
Kossek, E. E., Thompson, R.J., & and Lautsch, B.A (2015). Balanced workplace flexibility: avoiding the traps. California Management Review, 57(4), 5-25.
Kossek, E.E. (2016). Managing work--life boundaries in the digital age. Organizational Dynamics,  45, 258--270
Lapierre, L. M., Li, Y., Kwan, H. K., Greenhaus, J. H., DiRenzo, M. S., & Shao, P. (2018). A meta-analysis of the antecedents of work-family enrichment. Journal of Organizational Behavior, 39(4), 385-401.
Michel, J. S., Kotrba, L. M., Mitchelson, J. K., Clark, M. A., & Baltes, B. B. (2011). Antecedents of work-family conflict: A meta-analytic review.Journal of Organizational Behavior, 32(5), 689-725
McNall, L. A., Nicklin, J. M., & Masuda, A. D. (2010).A meta-analytic review of the consequences associated with work-family enrichment. Journal of Business and Psychology, 25 (3)., 381-396.

Emotions at work
Ashkanasy, N. M, & Doris, A.D. (2017). Emotions in the Workplace. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational. Behavior, 4, 67-90
Ashkanasy, N. M. and Daus, C. S. (2002) Emotion in the workplace: The new challenge for managers. Academy of Management Executive, 16(1): 76-86.  
Elfenbein, H.A. (2007). Emotion in Organizations. The Academy of Management Annals, 1(1), 315-386.
Gross, J. J. (2013) Emotion regulation: taking stock and moving forward. Emotion. 13(3), 359-65.
Hülsheger, U. R., & Schewe, A. F. (2011). On the costs and benefits of emotional labor: A meta-analysis of three decades of research. Journal of Occupational Health Psychology, 16(3), 361-389.
Humphrey, R. H., Ashforth, B. E., and Diefendorff, J. M. (2015) The bright side of emotional labor. J. Organiz. Behav., 36: 749-769.
O'Brien, E. and Linehan, C. (2014). A Balancing act: Emotional challenges in the HR role. Journal of Management Studies, 51(8), 1257-1285.
Tavares, S.M. (2016). How does creativity at work influence employee's positive affect at work? European Journal of Work and Organizational Psychology, 25(4), 1-15


Coaching
Dello Russo, S., Miraglia, M., & Borgogni, L. (2017). Reducing Organizational Politics in Performance Appraisal: The Role of Coaching Leaders for Age-Diverse Employees. Human Resource Management, 56(5), 769-783.
Higgins, M. C., & Kram, K. E. (2001). Reconceptualizing mentoring at work: A developmental network perspective. Academy of management review, 26(2), 264-288.

Hr analytics
Angrave, D., Charlwood, A., Kirkpatrick, I., Lawrence, M., & Stuart, M. (2016). HR and analytics: why HR is set to fail the big data challenge. Human Resource Management Journal, 26(1), 1-11.
Marler, J. H. & Boudreau, J. W. (2017). An evidence-based review of HR Analytics. The International Journal of Human Resource Management, 28 (1), 3-26.

HR and robotics
Stone, D. L., & Deadrick, D. L. (2015). Challenges and opportunities affecting the future of human resource management. Human Resource Management Review, 25(2), 139-145.
Stone, D. L., Deadrick, D. L., Lukaszewski, K. M., & Johnson, R. (2015). The influence of technology on the future of human resource management. Human Resource Management Review, 25(2), 216-231.