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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGRHCO

Desafios Atuais na Gestão de Recursos Humanos (1 º Sem 2018/2019)

Planeamento

Aulas Teórico-Prática

Aula 1

Apresentação

Apresentação da UC. Objectivos, programa funcionamento da UC e avaliação dos conhecimentos. Como diminuir a distância entre as práticas de gestão e as evidências científicas: gestão baseada nas evidências e pesquisa orientada para a prática. Os desafios para os RH para os próximos 10 anos. Os desafios para os investigadores de RH-OB para os próximos anos.

Trabalho autónomo:

Leituras: Rousseau, D.M.& Gunia, B.C. (2016). Evidence-Based Practice: The Psychology of EBP Implementation. Annual Review of Psychology, 67, 667-692.

Gubbins, C. & Rousseau, D.M. (2015). Embracing Translational HRD Research for Evidence-Based Management: Let's Talk About How to Bridge the Research-Practice Gap.Human Resource Development Quarterly, 26, 109-125.

Aula 2

Desafios actuais na GRHCO
Preparação do trabalho de grupo. Como fazer pesquisa nas bases de dados. Exemplificação do acesso às bases on-line da biblioteca do iscte. Variáveis mediadoras e variáveis moderadoras

Aula 3

Coaching

Coaching: O que é e o que não é? Definição e diferenças vs outras intervenções no local de trabalho

- Agentes de coaching e seus papéis no contexto organizacional: Coach, Coachee e a Organizaçã

Trabalho autónomo:

Leituras:

Dello Russo, S., Miraglia, M., & Borgogni, L. (2017). Reducing Organizational Politics in Performance Appraisal: The Role of Coaching Leaders for Age-Diverse Employees. Human Resource Management, 56(5), 769-783.

Higgins, M. C., & Kram, K. E. (2001). Reconceptualizing mentoring at work: A developmental network perspective. Academy of management review, 26(2), 264-288.

Aula 4

Coaching

Resultados de coaching no contexto organizacional

- Eficácia do coaching no local de trabalho: mecanismos, moderadores e avaliação

Trabalho autónomo:

Jones, R. J., Woods, S. A., & Guillaume, Y. R. F. (2016). The effectiveness of

workplace coaching: A meta-analysis of learning and performance outcomes

from coaching. Journal of Occupational and Organizational

Psychology, 89. 249-277

Dello Russo S. & Miraglia M. (2015). O coaching como instrumento de

desenvolvimento pessoal (Coaching as a tool for personal development), in A. Ferreira,

L. Martinez, F. Nunes, & H. Duarte (Eds.). GRH para Gestores (pp 395-422) (HRM for

Managers). Lisboa: Editora RH.

Aula 5

HR Analytics

Tendências com impacto na gestão de pessoas; A forma como os processos de transformação na sociedade e na economia estão a impactar a gestão de pessoas. Introdução a novas temáticas na gestão de recursos humanos: HR Analytics, Robotic Process Automation e Chatbots, o local de trabalho do futuro, Agile HR e equipas de alta performance, Bem-estar nas empresas, Ativação de programas de transformação digital, Experiência do colaborador e proposta de valor da empresa

Trabalho autónomo:

Angrave, D., Charlwood, A., Kirkpatrick, I., Lawrence, M., & Stuart, M. (2016). HR and analytics: why HR is set to fail the big data challenge. Human Resource Management Journal, 26(1), 1-11.

Marler, J. H. & Boudreau, J. W. (2017). An evidence-based review of HR Analytics. The International Journal of Human Resource Management, 28 (1), 3-26.

Aula 6

HR Analytics

Continuação da aula anterior

Trabalho autónomo:

Leituras:

Angrave, D., Charlwood, A., Kirkpatrick, I., Lawrence, M., & Stuart, M. (2016). HR and analytics: why HR is set to fail the big data challenge. Human Resource Management Journal, 26(1), 1-11.

Marler, J. H. & Boudreau, J. W. (2017). An evidence-based review of HR Analytics. The International Journal of Human Resource Management, 28 (1), 3-26.

Aula 7

HR robotics

Continuação da apresentação das novas temáticas na gestão de recursos humanos. Exercício prático de automatização de processos.

Trabalho autónomo:

Leituras:

Stone, D. L., & Deadrick, D. L. (2015). Challenges and opportunities affecting the future of human resource management. Human Resource Management Review, 25(2), 139-145.

Stone, D. L., Deadrick, D. L., Lukaszewski, K. M., & Johnson, R. (2015). The influence of technology on the future of human resource management. Human Resource Management Review, 25(2), 216-231

Aula 8

HR Robotics

Continuação da apresentação das novas temáticas na gestão de recursos humanos. Exercício prático de automatização de processos.

Trabalho autónomo:

Stone, D. L., & Deadrick, D. L. (2015). Challenges and opportunities affecting the future of human resource management. Human Resource Management Review, 25(2), 139-145.

Stone, D. L., Deadrick, D. L., Lukaszewski, K. M., & Johnson, R. (2015). The influence of technology on the future of human resource management. Human Resource Management Review, 25(2), 216-231

Aula 9

Emotions at work

Emoções no trabalho. Definição e identificação de emoções. Teorias das emoções.

Trabalho autónomo:

Leituras:

Ashkanasy, N. M, & Doris, A.D. (2017). Emotions in the Workplace. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational. Behavior, 4, 67-90.

Connelly, S. & Torrence, B.S. (2018). The relevance of discrete emotional experiences for human resource management: Connecting positive and negative emotions to HRM. Research in Personnel and Human Resources Management, 36, 1-49.

Aula 10

Emotions at work

Condicionantes externas (culturais e organizacionais)das emoções. Regulação emocional e trabalho emocional

Trabalho autónomo:

Leituras:

Ashkanasy, N.M., Troth, A.C., Lawrence, S.A., Jordan, P.J. (2017). Emotions and Emotional Regulation in HRM: A Multi-Level Perspective. Research in Personnel and Human Resources Management, 35, 1-52

Humphrey, R. H., Ashforth, B. E., and Diefendorff, J. M. (2015) The bright side of emotional labor. Journal of Organizational Behavior, 36, 749-769.

Gross, J. J. (2013) Emotion regulation: taking stock and moving forward. Emotion. 13(3), 359-65.

Aula 11

Emotions at work

Trabalho emocional. Trabalho emocional dos gestores de RH: discussão de um artigo.

Trabalho autónomo:

Leituras:

O'Brien, E. and Linehan, C. (2014). A balancing act: emotional challenges in the HR role. Journal of Management Studies, 51(8), 1257-1285

Aula 12

Emotions at work

Contágio emocional . Exercício.

Aula 13

Work-family interface

Interface trabalho-família: o seu impacto no desempenho e no bem estar. Conflito trabalho-família: Definição conceptual; abordagens teóricas; medidas; preditores e consequências.

Trabalho autónomo:

Leituras:

Allen, T. D.(2013). The work-life interface: A synthesis of research from industrial and organizational psychology. In N. Schmitt & S. Highhouse (Eds). Handbook of psychology: Industrial and organizational psychology, 12 (pp. 698-718).

Perrigino, M. B., Dunford, B.B.., & Wilson, K.S. (2018).Work-family backlash: The "dark side" of work-life balance (WLB) policies. The Academy of Management Annals 12(2), 600-630.

Aula 14

Work-family interface

Enriquecimento trabalho-família: definição conceptual; abordagens teóricas; preditores e consequencias

Trabalho autónomo:

Leituras:

Lapierre, L. M., Li, Y., Kwan, H. K., Greenhaus, J. H., DiRenzo, M. S., & Shao, P. (2018). A meta‐analysis of the antecedents of work-family enrichment. Journal of Organizational Behavior, 39(4), 385-401.

McNall, L. A., Nicklin, J. M., & Masuda, A. D. (2010).A meta-analytic review of the consequences associated with work-family enrichment. Journal of Business and Psychology, 25 (3)., 381-396.

Kossek, E. E., Thompson, R.J., & and Lautsch, B.A (2015). Balanced Workplace Flexibility: Avoiding the traps. California Management Review, 57(4), 5-25.

Kossek, E.E. (2016). Managing work-life boundaries in the digital age. Organizational Dynamics, 45, 258-270

Aula 15

Work-family interface

Organizational practices of balancing work and family. Visioning of video.

Preparation of the groups' work presentation.

Trabalho autónomo:

Leituras:

Kossek, E. E., Thompson, R.J., & and Lautsch, B.A (2015). Balanced Workplace Flexibility: Avoiding the traps. California Management Review, 57(4), 5-25.

Kossek, E.E. (2016). Managing work-life boundaries in the digital age. Organizational Dynamics, 45, 258-270.

Perrigino, M. B., Dunford, B.B.., & Wilson, K.S. (2018).Work-family backlash: The "dark side" of work-life balance (WLB) policies. The Academy of Management Annals 12(2), 600-630.

Aula 16

Work group presentation and discussion

Work group presentation and discussion