Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGRHCO

Desenvolvimento da Liderança, Processos de Decisão e Negociação (2 º Sem 2017/2018)

Código: 02882
Acrónimo: 02882
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Conhecer, discutir e treinar competências de liderança, decisão e negociação em contextos dinâmicos.

Programa CP1. Abordagens da liderança
CP2. Liderança e tomada de decisão
CP3. Processos de decisão e negociação em grupo
CP4. Liderança e sustentabilidade organizacional
Processo de avaliação Instrumentos de avaliação:
1)Participação e resultado no Simulador de Gestão (30%)
2)Trabalho de grupo - com relatório e apresentação (40%)
3)Teste escrito individual (30%).
A aprovação é obtida com a média ponderada das 3 componentes da avaliação com nota igual ou superior a 9,5 valores e igual ou superior a 8 valores em cada uma das componentes da avaliação. Dado que se trata de uma UC com uma forte componente experiencial e laboratorial não existe exame de época especial.
Processo de ensino-aprendizagem O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teóricas teórico/práticas (TP) e tomada de decisão em jogo de simulação .
Observações
Bibliografia básica De Cremer, D.& Pillutla, M.M.(2012).Making negotiations predictable: what science tells us? New York: Palgrave Macmillan.
Hodgkinson, G.P.& Starbuck, W.H.(2008).The Oxford handbook of organizational decision making.Oxford:OUP.
Kouzes, J., & Posner, B. (2012). Leadership: The Leadership Challenge. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
Northouse, P. G. (2013). Leadership: Theory and Practice. Thousand Oaks: Sage.
Simões, E.(2008).Negociação nas organizações.Lisboa: Editora RH.
Yukl, G.(2009).Leadership in organizations, (7th ed.).Englewood Cliffs, NJ:Prentice Hall.
Russo, J. E., & Schoemaker, P. J. (2002). Decisions: Winning decisions. Danvers, MA: Crown Business
Thompson, L (2008). A razão e o coração do negociador.Lisboa: Ed.Monitor. (2012), The mind and heart of the negotiator, 5th . Boston ; London : Pearson

Bibliografia complementar Simões, E.(2011).O processo de tomada de decisão.In J.M.Carvalho Ferreira, J., Neves, & A.Caetano (Org.), Manual de Psicossociologia das Organizações, Lisboa: Escolar Editora.
Sebenius, James K. (2002). The Hidden Challenge of Cross-Border Negotiations. Harvard Business Review 80, 76-85.
Brett, J.M. (2000) .Culture and Negotiation.  International Journal of Psychology 35, 97--104.
Brett J.M. and Gelfand M. (2005) Lessons from abroad: when culture affects negotiating style. Negotiation Newsletter, 8, pp. 3-5

Day, D. V., Fleenor, J. W., Atwater, L. E., Sturm, R. E., & McKee, R. A. (2014). Advances in leader and leadership development: A review of 25 years of research and theory. The Leadership Quarterly, 25(1), 63-82.
Burke, C. S., Stagl, K. C., Klein, C., Goodwin, G. F., Salas, E., & Halpin, S. M. (2006). What type of leadership behaviors are functional in teams? A meta-analysis. The Leadership Quarterly, 17(3), 288-307.