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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGRHCO

Desenvolvimento da Liderança, Processos de Decisão e Negociação (2 º Sem 2017/2018)

Código: 02882
Acrónimo: 02882
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Conhecer, discutir e ensaiar  formas de desenvolvimento da liderança em organizações em contexto de mudança, em especial as que envolvem o uso de competências de decisão e negociação.
Programa CP*1. A essência da liderança: abordagens de traços, compet~encias e contigenciais; teorias recentes.
CP2. As dimensões do desenvolvimento da liderança; aprendizagem experiencial, relexão e visão para o futuro
CP3. Componentes estratégicas da liderança em contexto de mudança: antecipar, decidir, negociar.
CP4. Processos de tomada de decisão organizacional: modelo da escolha racional e apreensão heurística da informação na decisão individual
CP5. Decisão em grupo: processos, técnicas e problemas.
CP6. Influenciar na resolução de problemas e intervir em conflitos organizacionais: a negociação como meio eficaz de regulação das divergências
CP7. Estilos de liderança e estratégias de negociação
CP8. Negociação integrativa e negociação distributiva: estratégias e tácticas
CP9. Negociação entre equipas e em grupos: processos específicos das negociações multilaterais; etapas na preparação e abordagem de uma negociação entre equipas
(*) CP- Conteúdo programático
Processo de avaliação Instrumentos de avaliação de conhecimentos: 1) trabalho de grupo com apresentação e  escrito (60%) e teste escrito individual, incidindo sobre toda a matéria leccionada(40%). A aprovação é obtida com a média ponderada das 2 componentes igual ou superior a 9,5 valores e igual ou superior a 8 valores em cada uma das componentes da avaliação. No exame de época especial, existirá apenas um instrumento de avaliação e será mantido o critério mínimo de 9,5 valores para aproveitamento.
Processo de ensino-aprendizagem O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teóricas teórico/práticas (TP). Para além de exposições breves, introduzindo modelos e conceitos chave, nas aulas são debatidos casos de estudo e simulações de negociação e tomada de decisão Pretende-se desta forma consolidar os conceitos leccionados com a discussão de exemplos e prática. O trabalho autónomo para cada aula.é detalhado no documento de Planeamento de UC.
Observações
Bibliografia básica De Cremer, D.& Pillutla, M.M.(2012).Making negotiations predictable: what science tells us? New York: Palgrave Macmillan.
De Dreu, C.K.W & Gelfand, M.J.(2008).The psychology of conflict and conflict management in organizations.New York:
Lawrence Erlbaum Associates.
Hodgkinson, G.P.& Starbuck, W.H.(2008).The Oxford handbook of organizational decision making.Oxford:OUP.
Simões, E.(2008).Negociação nas organizações.Lisboa: Editora RH.
Simões, E.(2015).Resolver problemas e tomar decisões.In J.Neves, M.Garrido & E.Simões, Manual de competências pessoais, interpessoais instrumentais - teoria e prática - 3ª Ed.Lisboa: Editora Sílabo.
Simoes, E. (2014, Maio). Liderança e competências de negociação. Caderno Electrónico do OPBPL. ( http://opbpl.cies.iscte-iul.pt/?p=712)
Yukl, G.(2009).Leadership in organizations, (7th ed.).Englewood Cliffs, NJ:Prentice Hall.
Thompson, L(2008).A razão e o coração do negociador.Lisboa: Ed.Monitor.
Bibliografia complementar Simões, E.(2011).O processo de tomada de decisão.In J.M.Carvalho Ferreira, J., Neves, & A.Caetano (Org.), Manual de Psicossociologia das Organizações, Lisboa: Escolar Editora.

Sebenius, James K. (2002). The Hidden Challenge of Cross-Border Negotiations. Harvard Business Review 80, 76-85.
Brett, J.M. (2000) .Culture and Negotiation.  International Journal of Psychology 35, 97--104.
Brett J.M. and Gelfand M. (2005) Lessons from abroad: when culture affects negotiating style. Negotiation Newsletter, 8, pp. 3-5

Day, D. V., Fleenor, J. W., Atwater, L. E., Sturm, R. E., & McKee, R. A. (2014). Advances in leader and leadership development: A review of 25 years of research and theory. The Leadership Quarterly, 25(1), 63-82.

Burke, C. S., Stagl, K. C., Klein, C., Goodwin, G. F., Salas, E., & Halpin, S. M. (2006). What type of leadership behaviors are functional in teams? A meta-analysis. The Leadership Quarterly, 17(3), 288-307.