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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGRHCO

Inovação e Mudança Organizacional (2c) (1 º Sem 2019/2020)

Código: 02887
Acrónimo: 02887
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos Não tem
Objectivos Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre os processos de inovação e de mudança organizacional bem como da metodologia de análise desses processos e da sua implementação
Programa 1. Inovação e mudança na dinâmica das organizações
2. Tipos de mudança organizacional
3. Modelos sobre inovação e mudança
4. A mudança planeada e a mudança não planeada.
5. Etapas e planeamento do processo de mudança
6. Implementação da mudança organizacional
7. A aprendizagem organizacional e inovação
8. Avaliação da mudança organizacional
Processo de avaliação Avaliação periódica:
- Trabalho de grupo ( 40%)
- Exame individual (60%)
Este processo de avaliação pressupõe que o aluno assegura uma assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 75%.
Opção de Exame:
Exame escrito (100% da nota). A nota final do trabalho de grupo não será considerada para exame ou melhoria de nota.
Processo de ensino-aprendizagem A abordagem pedagógica contempla a participação ativa dos estudantes, inclui aulas teórico-práticas, onde os modelos e conceitos básicos são apresentados e discutidos com os alunos, análise de casos e resolução de problemas.
Observações N/A
Bibliografia básica Amabile, T. M. (1983). The social psychology of creativity: A componential conceptualization. J. Personality Soc. Psych. 45 357-376.
Anderson, D. L. (2012). Organizational Development - The Process of Leading Organizational Change. Sage
Burke, W.W. (2014). Organization Change - Theory and Practice. Sage.
Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. Kogan Page.
Costa, C. G., Zhou, Q., & Ferreira, A. I. (2018). The impact of anger on creative process engagement: The role of social contexts. Journal of Organizational Behavior, 39(4), 495?506.
Kim, W.C. & Mauborgne, R. (2015). Blue Ocean Strategy. Boston: Harvard Business Press.
Weick, K. E. & Quinn, R.E. (1999). Organizational Change and Development. Ann.l Review Psychology, (50), 361-386.
Tidd, joe & Bessant, J.R. (2018). Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change. New York: Wiley.
Bibliografia complementar Agyris, C. (1995). Action science and organizational learning. Journal of Managerial Psychology, 10 (6), 20-26.
Amabile, T. M. (1988). A model of creativity and innovation in organizations. In B. M. Staw, L. L. Cummings, (Eds.)(pp. 123-167), Research in Organizational Behavior, 10. : JAI Press.
Anderson, N., Potocnik, K., & Zhou, J. (2014). Innovation and creativity in organizations a state-of-the-science review, prospective commentary, and guiding framework. J. of Management, 40(5), 1297-1333.
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Bindl, U. K., Unsworth, K. L., Gibson, C. B., & Stride, C. B. (2019). Job crafting revisited: Implications of an extended framework for active changes at work. Journal of Applied Psychology, 104(5), 605?628.
Cheung-Judge, M. Y. & Holbeche (2015). Organization Development - A practioner's guide for OD and HR. KoganPage.
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Ferreira, A. I. & Martinez, L. F. (2008). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa: Edit. RH.
Ferreira, J. M. C., Neves, J., Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Escolar Editora.
Maheshwari, S. & Vohra, V. (2015). Identifying critical HR practices impacting employee perception and commitment during organizational change. J. Organizational Change Management, (28):5, 872-894.
Oreg, S., & Sverdlik, N. (2011). Ambivalence Toward Imposed Change: The Conflict Between Dispositional Resistance to Change and the Orientation Toward the Change Agent. Journal of Applied Psychology, 96(2), 337?349. https://doi.org/10.1037/a0021100
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West, M.A. & Farr, J.L. (Eds) (1990). Innovation and Creativity at Work: Psychological and Organizational Strategies. Wiley.
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