Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  GNM

Estratégia e Desenvolvimento Organizacional para os Media (1 º Sem 2018/2019)

Código: 02898
Acrónimo: 02898
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos
Objectivos A Unidade Curricular pretende preparar profissionais para compreenderem e contribuírem para o processo de gestão estratégica de organizações que atuam no mercado dos media.
Nesse sentido, serão exploradas as diferentes características de plataformas convencionais e digitais e as suas implicações na gestão da mudança organizacional e no desenvolvimento de estratégias para cada uma das plataformas ou multi-plataforma.
Programa CP1. A estratégia empresarial num mundo imprevisível
CP2.Novos modelos competitivos para novas plataformas de conteúdos
CP3.Mudança e desenvolvimento organizacional para responder a desafios estratégicos
CP4.Desenvolver estratégias para um mercado multi-plataforma.
Processo de avaliação A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final.
1- Frequência: 40%
2- Relatório: 50%
3- Participação: 10%
Em alternativa os alunos podem submeter-se a exame final escrito, com valor de 100% da nota.
Processo de ensino-aprendizagem De um modo geral, uma sessão é dividida em duas partes distintas: a primeira parte da aula é expositiva, utilizando-se o powerpoint como ferramenta complementar à matéria leccionada; a segunda parte da aula aproxima-se mais de um seminário, com discussão generalizada com base na colocação de questões relativas a dois textos, os quais integram a bibliografia da UC, previamente lidos e preparados pelos alunos.
Observações
Bibliografia básica - TAPSCOTT, Dan, WILLIAMS, Anthony D. (2010) MacroWikinomics: New Solutions for a Connected Planet, Penguin Books
- ANDERSON, Chris (2006) The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More, Hyperion
- FONSECA, José (2002) Complexity and Innovation in Organizations, Routledge
- BATTELLE, John (2005) The Search: How Google and Its Rivals Rewrote the Rules of Business and Transformed Our Culture, Penguin
Bibliografia complementar