Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  SAG

Análise e Planeamento Financeiro (2 º Sem 2019/2020)

Código: 02921
Acrónimo: 02921
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 8.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 30.0 h/sem 120.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Não existe
Objectivos Apresentar aos alunos as principais técnicas de análise de dados financeiros usadas em business analytics com recurso a casos de estudo.

Programa CP1. Análise Financeira e Criação de Valor;
- Análise dos resultados;
- Indicadores e rácios económico/financeiros;
- Análise do equilíbrio financeiro.
CP2. Análise Económica de oportunidades de investimento real;
- Estimação dos cash flows;
- A decisão económica de investimento;
- Análise do risco do projeto;
- Exemplos em business analytics.
CP3. Análise avançada de investimentos reais
- Projetos independentes;
- Projetos mutuamente exclusivos;
- Cálculo do custo da dívida;
- Decisão de investimento com dívida.
Processo de avaliação A avaliação contínua inclui:
a) Teste com ponderação de 70%.
b) Trabalho de grupo com ponderação de 30%.

A avaliação contínua exige a presença em 60% das aulas.
Os alunos em avaliação contínua que não obtenham a nota mínima de 10 valores no teste individual e de 10 no trabalho serão remetidos para exame final.
No sistema de avaliação por exame final (1ª e 2ª épocas) será realizado um exame que representará 100% da nota final, não considerando as componentes de avaliação contínua.
Processo de ensino-aprendizagem Todas as aulas são teórico-práticas e decorrem no laboratório de informática.

Serão utilizadas as seguintes(ME):
ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
ME2. Participativas, com análise de casos.
ME3. Ativas, com realização de trabalho de grupo
ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de "modelos" em computador
ME5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Observações
Bibliografia básica Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente.
Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2014, "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 2ª Edição, Lisboa, ISBN 978-972-618-779-0.
Mota, A.G., Barroso, C.S., Nunes, J.P. e M.A. Ferreira, 2015, Finanças da Empresa, Teoria e Prática, Edições Sílabo, 5ª Edição, Lisboa, ISBN 978-972-618-824-7.

Bibliografia complementar Breia, Arménio F., Mata, Mário N. N. S. e Pereira, M. M. Vítor (2014), "Análise Económica e Financeira - Aspetos teóricos e casos práticos", Rei dos Livros, 1ª Edição, ISBN 978-989-8305-61-9.
Ross, S., Westerfield R. e B. Jordan 2009. Fundamentals of Corporate Finance Standard Edition, 9ª Edição, McGraw-Hill.
Brooks, Chris (2002), "Introductory Econometrics for Finance", Cambridge University Press