Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  SAG

Estratégia e Métodos de Business Analytics (1 º Sem 2019/2020)

Código: 02926
Acrónimo: 02926
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 10.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 15.0 h/sem 60.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Não existem.
Objectivos Apresentar aos alunos as principais metodologias de análise e desenvolvimento de sistemas analíticos.
A importância da compreensão do fenómeno e dos objectivos de negócio, da necessidade de criação de sistemas de apoio á decisão e da definição de uma estratégia analítica orientada para a criação de valor.

Programa CP1. Sistemas de Apoio à Decisão e as Limitações Cognitivas
CP2. Business Analytics - Estratégias e Métodos
CP3. Sistemas de Apoio à Decisão - Perspetiva Organizacional
CP4. Sistemas de Apoio à Decisão - Aplicações
CP5. Introdução à Metodologia CRISP-DM;
CP6. A Compreensão do Negócio
CP6.1 A compreensão do negócio e assessment inicial para determinar projectos chave para o negócio;
CP6.2 Definição de Objectivos Analíticos e métricas de monitorização;
CP7 Metodologia para a criação de um Business Case Analítico;
CP8. Modelos de Maturidade de Sistemas de Apoio à Decisão


Processo de avaliação Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:- Dois trabalhos, que poderão ser de grupo, com a ponderação de 40%;- Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores.Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Processo de ensino-aprendizagem Todas as aulas são teórico-práticas.

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
ME2. Ativas, com realização de trabalho de grupo
ME3. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de "modelos" em computador
ME4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Observações
Bibliografia básica Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente
Artigos científicos indicados pelo docente

Laursen, Gert & Thorlund, Jesper (2016) Business Analytics for Managers: Taking Business Intelligence Beyond Reporting - Second Edition, Wiley.


Bibliografia complementar
Brennan, K. (2009). A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge (BABOK Guide). IIBA.
Pyle, D. (2003). Business modeling and data mining. Morgan Kaufmann.

Pyle, D. (2003). Business modeling and data mining. Morgan Kaufmann.

Nisbet, R., Elder IV, J., & Miner, G. (2009). Handbook of statistical analysis and data mining applications. Academic Press.