Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  SAG

Métodos Analíticos na Produção e Operações (2 º Sem 2019/2020)

Código: 02927
Acrónimo: 02927
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 8.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 30.0 h/sem 120.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Apresentar aos alunos aplicações de métodos analíticos que irão contribuir para o aumento da eficiência e eficácia na área da Produção e Operações.

Programa CP1. Decisões Estratégicas, Tácticas e Operacionais na área da Produção e Operações
CP2. Desenho e Planeamento da Redes
CP3. Planeamento da Produção
CP4. Planeamento do Transporte e Distribuição
CP5. Planeamento da Capacidade e Serviços
CP6. Avaliação de desempenho e analise de risco


Processo de avaliação Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 35%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 65% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Processo de ensino-aprendizagem Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
ME2. Participativas,  com análise e resolução de exercícios de aplicação .
ME3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo
ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de "modelos" em computador
ME5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Observações
Bibliografia básica Ragsdale, C. (2015). Spreadsheet Modeling & Decision Analysis - A practical introduction to business analytics. 7th Edition, Cengage Learning.
Bibliografia complementar Hillier, F., & Lieberman, G. (2015). Introduction to operations research. 7th Edition, McGraw-Hill.
Chopra, S., & Meindl, P.(2007). Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 3rd edition, Pearson Education, Inc., USA.
Simchi-Levy, D., Kaminsky, P. and Simchi-Levy, E. (2008). Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies. McGraw-Hill International Editions.
Slack, N., Chambers, S., Johnston, R., Betts, A. (2009) Operations and Process Management: Principles and Practices for Strategic Impact, 2nd Edition,  Pearson.