Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  SAG

Métodos Analíticos nos Recursos Humanos (2 º Sem 2019/2020)

Código: 02928
Acrónimo: 02928
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 10.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 15.0 h/sem 45.0 h/sem 0.0 h/sem 60.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não Existe
Objectivos Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, conheçam as principais técnicas de análise de dados aplicadas na gestão do capital humano, com recurso ao estudo de casos reais.
Pretende-se ainda que os alunos saibam fazer aplicações de data analytics para estabelecer relações e suportar a tomada de decisão na gestão de pessoas com base em dados.


Programa PC1: Conhecimentos básicos de gestão de recursos humanos
PC2: Indicadores clássicos de RH
PC3: Desafios chave que o HR Analytics pode endereçar
PC4: Roadmap de implementação da capacidade de HR Analytics


Processo de avaliação A avaliação contínua inclui a realização de:
a) Teste com ponderação de 50%.
(OA 1, 2, 3, 4).
b) Trabalho de grupo com ponderação de 50%.
(OA 1, 2, 3, 4).

A avaliação contínua exige a presença em, pelo menos, 60% das aulas.

Os alunos em avaliação contínua que não obtenham a nota mínima de 10 valores no teste individual e de 10 no trabalho de grupo serão remetidos para exame final.


Processo de ensino-aprendizagem As aulas teórico-práticas decorrem sala.

Metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
ME1. Expositivas, apresentação dos quadros teóricos de referência..
ME2. Ativas, realização de trabalho de grupo
ME3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.


Observações
Bibliografia básica Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente.
Artigos científicos indicados pelo docente.

Fitz-enz J. (2010). The new HR analytics: Predicting the Economic Value of Your Company's Human Capital Investments. New York: American Management Association.
Hoffman, C., Lesser, E., and Ringo, T. (2012). Calculating success: How the new workplace analytics will revitalize your organization. Boston, Mass: Harvard Business Review Press.



Bibliografia complementar