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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  GE

Ferramentas de Comunicação (2 º Sem 2018/2019)

Código: 02990
Acrónimo: 02990
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 10.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 15.0 h/sem 60.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de conceber e concretizar um plano de comunicação integrada.
Programa 1. Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação

2. Estratégia de Comunicação
- Alvos de Comunicação
- Objectivos de Comunicação
- O mix da Comunicação
- Proposta de mensagem

3. O Mix da Comunicação
- O papel da comunicação no Marketing Mix.
- As variáveis do mix de Comunicação.

3.1. Publicidade

3.2. Marketing Directo

3.3. Merchandising

3.4. Relações Públicas

3.5. Patrocínios/Mecenato

3.6. Promoção de Vendas

4. Plano Integrado de Comunicação
Processo de avaliação
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.



Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá adquirir ou desenvolver competências de análise e síntese, pesquisa, crítica e de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem :
1. Expositivas - apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas - análise e resolução de casos.
3. Activas - realização de projectos de comunicação
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno
Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Observações
Bibliografia básica - Brochand, Bernard, Lendrevie, Jacques, Rodrigues, Vicente e Dionísio, Pedro, "PUBLICITOR Comunicação 360º", Publicações D.Quixote, Lisboa, 2010
Bibliografia complementar - Clow, Kenneth; Baack, Donald, Integrated Advertsing, Promotion and Marketing Communications, 7th Edition, 2015
- Belch, George; Belch, Michael, "Advertising and Promotion: An Integrated Marketing Communications Perspective,10th Edition, McGraw Hill, 2014
Exercícios e artigos entregues aos alunos.