Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MA-UTAD

Terrenos e Prática Antropológica (2 º Sem 2018/2019)

Código: 03043
Acrónimo: 03043
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos -
Objectivos -
Programa A?Conhecimento do papel da antropologia prática e/ou aplicada
Acompanhamento/estudo de casos da intervenção da antrop.
Competências analíticas/críticas do papel da antrop. em contextos práticos
Aquisição de conhecimentos dos campos de intervenção antropológica e resultado
Competências na selecção de possíveis campos de intervenção
Análise e defesa critica dos campos de intervenção
B?Sobre a antrop. prática e seus terrenos
A critica e resistência à intervenção antrop.
Questões epistemológicas e ideológicas
A antrop prática em diferentes ?escolas? de pensamento:
O caso americano
O caso inglês
O caso português
As polémicas em torno da intervenção da antrop.
C?Intervenção e antrop.
O ?desconhecimento? da antrop. e suas potencialidades
A investigação antrop. em fenómenos de ?empowerment?
A intervenção da antrop.em processos de desenvolvimento
A antrop.nas empresas
Antrop.e mediação cultural
Antrop. na gestão de parques naturais
Antropologia e gestão de conflitos
Processo de avaliação A base da avaliação será a média ponderada da realização de dois ensaios (60%) sobre textos centrais da unidade curricular, a apresentação de um seminário individual (30%) e participação nas aulas (10%).
Processo de ensino-aprendizagem Será privilegiado o método expositivo dirigido pelo docente. Num 2º momento, os alunos apresentarão seminários em que se discutirá a)os movimentos a favor e contra a antropologia prática b)questões éticas e deontológicas c)estudos de caso.As estratégias de metodologia didáctica serão
?Aulas expositivas
?Leituras individuais de textos
?Apres de seminários
?Grupos de debate
?Atend individual e grupal
?Exerc de imaginação metodológica sobre a aplicabilidade do conhecimento antropológico
Observações -
Bibliografia básica AAA Guidelines <http://www.aaanet.org/issues/policy-advocacy/upload/AAA-Ethics-Code-2009.pdf>
CEFKIN, Melissa (ed.), 2009, Ethnography and the Corporate Encounter: Reflections on Research in and of Corporations, Londres, Berghahn Books.
FIELD, Les e Richard G. Fox, 2007, Anthropology Put to Work, Londres, Bloomsbury Academic Publ..
MOSSE, David (ed.), 2011, Adventures in Aidland: The Anthropology of Professionals in International Development, Londres, Berghahn Books.
Pink, Sarah (ed.), 2005, Applications of Anthropology: Professional Anthropology in the Twenty-First Century, Londres, Berghahn Books.
SILLITOE, Paul, Alan Bicker e Johan Pottier, 2002, Participating in Development: Approaches to Indigenous Knowledge, Londres, Routledge.
STRANG, Veronica, 2009, What Anthropologists Do, Londres, Bloomsbury Academic Publ..
STRYKER, Rachael Stryker e Roberto González, 2014, Up, Down, and Sideways: Anthropologists Trace the Pathways of Power, Londres, Berghahn Books.
Bibliografia complementar -