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Seminário de Investigação em Economia (12 Ects) (2 º Sem 2017/2018)

Código: 03063
Acrónimo: 03063
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 12.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 12.0 h/sem 138.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
1 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 24.0 h/sem 126.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Aproveitamento de disciplinas do 1º ano curricular do mestrado perfazendo um mínimo de 42 ECTS.
Objectivos Pretende-se dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em economia e capacitá-los para desenvolver investigação própria. Para tal serão expostos a diferentes temas cuja análise crítica será desenvolvida.
Programa 1. Apresentação.
2. As etapas do processo de investigação
a.Tipos de teses
b.Identificação das questões de investigação
c.Planeamento das fases do trabalho
d.Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia
e.Tipos e fases do trabalho empírico em economia
f.Citações e referências
g.O plágio no trabalho científico
3. Temas de investigação em Economia
Processo de avaliação A avaliação é realizada através dos seguintes elementos:
- 1 Relatório sobre seminário (20%);
- Projeto de tese - apresentação oral, incluindo discussão (30%);
- Elaboração de uma revisão de literatura (20%);
- Desenvolvimento de abordagem metodológica ao problema de investigação escolhido - relatório e apresentação oral (30%).
Nesta disciplina não existe segunda época. Esta UC não tem exame dada a sua natureza.
Processo de ensino-aprendizagem O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositivas, para apresentação de um conjunto de orientações de referência.
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação.
3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo.
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Observações Sem comentários adicionais.
Bibliografia básica Ethridge, D. (2004), Research methodology in applied economics, 2nd ed., Blackwell Publishing.
Hancké, B. (2009), Intelligent Research Design? A guide for beginning researchers in the social sciences, Oxford University Press.
Thomson, W (2011). A Guide for the Young Economist, 2nd ed., MIT Press.

Bibliografia complementar Chalmers, Alan F. (1999), What is this thing called science?, 3rd ed. Buckingham, Open University Press.
Hollis, M. (2002), The philosophy of science ? An introduction, Cambridge, Cambridge University Press, Revised and Updated Edition.
Medema, S. and Samuels, W., Ed. (1996) Foundations of Research in Economics: How do Economists do Economics?, Edward Elgar
Saunders, M., Lewis, P. e Thornhill (2009). Research Methods for Business Students, 5ª ed. Pearson Education.