Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DF

Seminário de Investigação em Finanças II (1 º Sem 2019/2020)

Código: 03098
Acrónimo: 03098
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Nenhuns
Objectivos O objectivo desta cadeira consiste no acompanhamento de temas de investigação actuais na área de Finanças, de forma a preparar o aluno para a realização da tese de Doutoramento.
Programa Acompanhamento da série de seminários da BRU-IUL e do departamento de Finanças, onde serão apresentados papers nos seguintes tópicos de investigação:
1. Avaliação de activos financeiros
2. Finanças empresariais
3. Derivados
4. Gestão de riscos
Processo de avaliação Os alunos deverão estar presentes em todos os seminários. Em cada seminário, os alunos deverão debater o paper que estiver a ser apresentado. Adicionalmente, deverão entregar no início de cada sessão um resumo crítico do tema que irá ser debatido. A nota final resulta da média aritmética destas componentes.
Não existe 2ª época de avaliação.
Processo de ensino-aprendizagem Com vista à prossecução dos objectivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação
3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Observações -
Bibliografia básica Artigos científicos apresentados nas séries de seminários.
Turabian, Kate L. (2013). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations. 8th Edition, University of Chicago Press, Chicago, USA.
Bibliografia complementar Outros artigos científicos relacionados com os artigos apresentados nas séries de seminários.