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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MEECult

Estágio em Empreendedorismo e Estudos da Cultura (2 º Sem 2018/2019)

Código: 03139
Acrónimo: 03139
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 100.0 h/sem 1.0 h/sem 121.0 h/sem 29.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos São pré-requisitos:
i) Estar a frequentar o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura;
ii) Ter disponibilidade para exercer o estágio em horário laboral;

Objectivos Esta UC tem como objectivo principal preparar e acompanhar os alunos na experiência prática profissional com vista à consolidação e aplicação dos conhecimentos e competências desenvolvidas ao longo da frequência do mestrado, em particular no que diz respeito ao funcionamento de instituições, projectos e acções no âmbito do empreendedorismo cultural, das artes e do património cultural.

Programa 1. Preparação do Estágio
1.1 Seleção do domínio e sede do Estágio profissional (contactar organizações, cartas de apoio)
1.2 Contratualização com a organização de acolhimento (protocolo de estágio, normas de enquadramento)
2. Exercício de estágio
2.1 Definição da orientação profissional
2.2 Plano do estágio (diagnóstico sobre o contexto, elaboração dos objectivos, definição da metodologia de estágio)
2.3 Execução do trabalho planeado
2.4 Monitorização da execução
2.5 Avaliação de processo
3. Reflexão sobre resultados e aprendizagens
3.1 Balanço da entidade de acolhimento
3.2 Relatório de estágio
Processo de avaliação i) Relatório individual de estágio: ponderação de 70%;
ii) Exposição na aula: ponderação de 30%
Processo de ensino-aprendizagem As metodologias assentam na apresentação pelo aluno do processo de trabalho desenvolvido na instituição.A UC inclui contato repartido por sessões em pequenos grupos,supervisão individual,permanência no local de estágio,trabalho autónomo para consolidação de conhecimentos,e elaboração do relatório de estágio.O relatório deverá centrar-se no trabalho desenvolvido e na explicitação dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do Mestrado mobilizados na realização das tarefas.
Observações -
Bibliografia básica Barbier, J.-M. (1996),Elaboração de Projectos de Acção e de Planificação, Porto, Porto Editora.
Booth, Wayne, Gregory Colomb e Joseph Williams (2003),The Craft of Research, Chicago,The University of, Chicago Press, 2ª ed.
Capucha, Luís (2008),Planeamento e avaliação de projetos.Guião prático. Lisboa, ME/DGIDC
Donatella e M. Keating (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences.A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press
ISCTE(2008),Normas Orientadoras para a Dissertação ou Trabalho de Projecto de Mestrado.
Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo. 2008. Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática. Lisboa. Editora SÍLABO.
Sweitzer,H. F.,& King, M. (2014).The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in
Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning.
Quivy, R.,L. Champenhoud.2003.Manual de Investigação em Ciências Sociais.Lisboa.Gradiva.
Bibliografia complementar A indicar consoante a instituição e o tema geral do estágio.