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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LE , LG

Macroeconomia Internacional (2 º Sem 2018/2019)

Código: 03167
Acrónimo: 03167
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Conhecimentos de macroeconomia.
Objectivos Pretende-se dotar os alunos do corpo teórico fundamental da denominada Macroeconomia Internacional, suportados por princípios macroeconómicos, para que os alunos possam entender os problemas e as características da economia aberta, e a aplicação das políticas macroeconómicas em economia aberta.
Programa Parte I - Taxas de câmbio e macroeconomia em economia aberta
1.Taxas de câmbio e mercado cambial: a taxa de câmbio como um ativo
2.Moeda, taxas de juro e taxas de câmbio
3.Preços e taxa de câmbio no longo prazo
4.Produto e taxa de câmbio no curto prazo
5.Taxas de câmbio fixas e intervenção cambial
Parte II - Política macroeconómica internacional
6.O sistema monetário internacional no pós-guerra
7.Políticas macroeconómicas nacionais e a sua coordenação em regime de câmbios flexíveis
8.Teoria das Zonas Monetárias Ótimas e a experiência Europeia

Processo de avaliação A avaliação contínua da UC é efetuada através de:
- Teste intermédio (40%)
- Exame final (60%)

- A participação no exame final é condicional à obtenção de uma nota superior ou igual a 7,5 valores no teste intermédio.
- O aluno deverá registar uma assiduidade igual ou superior a 67% para estar considerado em avaliação contínua.
- Avaliação Final - Um exame final a valer 100% da nota.
Processo de ensino-aprendizagem As aulas têm uma natureza teórica, embora com exemplos das principais economias mundiais. Recorre-se a meios audiovisuais, com apresentação de gráficos e quadros, procurando suscitar interesse e intervenção dos alunos, bem como espírito crítico e capacidade de análise. Antecipadamente, para cada aula são fornecidos slides e bibliografia para estudo.
Adicionalmente os alunos (em grupo) fazem exercícios práticos de modo a apreenderem melhor os conceitos ensinados e saberem aplicar os mesmos.
Observações Espera-se por parte dos alunos uma participação ativa nesta UC, nomeadamente participar ativamente nas discussões em aulas durante o semestre e estudar os pontos do programa para efetuar os exercícios e o exame final.
Bibliografia básica - Krugman, Paul R.; Obstfeld, Maurice, Melitz, M. (2015) - International Economics: Theory and Policy, 10th edition, New York, Addison-Wesley.
- Schmitt-Grohé, S.; Uribe, M. (2016), International Macroeconomics, April, Unpublished manuscript, to be published by Princeton University Press.

Bibliografia complementar - Ao longo do semestre a equipa docente poderá também distribuir pelos alunos outros textos relacionados com pontos específicos do programa e que visam estimular a discussão em aula.
- During the semester the teaching staff may also distribute to students other documents related to specific points of the program, which aims to stimulate discussion in class.