Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LFC , LGM

Gestão e Mercados Internacionais (1 º Sem 2018/2019)

Código: 03169
Acrónimo: 03169
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Nenhums
Objectivos Compreender as características económicas, politicas, sociais e culturais de um determinado país ou região.
Aprender as principais tendências, normas, e oportunidades num país ou região especifico
Desenvolver capacidades de autonomia e liderança e as competências interculturais através da estadia no país

Programa CP1 - Breve caracterização da história, cultura e língua do país
CP2 - Envolvente dos negócios no país ou região
CP3 - Aspectos relevantes da gestão no país: áreas financeira, marketing e comunicação, recursos humanos, e outras.
CP4 - Práticas da gestão - visitas a empresas locais
Processo de avaliação Teste escrito (50%); Relatório final (30%); Projecto individual (20%). A nota mínima em cada uma das componentes é de 8 valores.
O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.
Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.

Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá adquirir competências interculturais, de pesquisa e recolha de informação,de comunicação.Para aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem(ME):
1.Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência
2.Participativas com análise e resolução de casos e visitas a empresas
3.Activas com realização de projetos
4.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno
Observações -Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica Gesteland, Richard - Cross-Cultural business Behaviour
Schneider, Susan; Barsoux, Jean-Louis , Managing Across Cultures, FT-Prentice Hall.
References specific to the country or region to be visited, will be indicated during the course.
Bibliografia complementar Adler, Nancy -  International Dimensions of Organizational Behaviour, Southwerstern