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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LE , LG

Fraude e Contabilidade Forense (2 º Sem 2018/2019)

Código: 03214
Acrónimo: 03214
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Conhecimentos de Contabilidade e Direito.
Objectivos Com os conhecimentos e capacidades apreendidas neste curso, os alunos terão o saber suficiente para reconhecer que estão perante fenómenos de fraude e quando recorrer a assistência especializada para investigação e remediação.
Programa Parte I-Compreender quem comete fraude e porquê, usando estatísticas de fraude e o triângulo da fraude - oportunidade, pressão e racionalização. Parte II?Os elementos da fraude: ato, ocultação e conversão.
Parte III-Compreender o conceito básico de "bandeiras vermelhas" (fatores de risco de fraude), relações anómalas, eventos, condições ou sintomas que indiciam uma maior probabilidade de fraude.
Parte IV-Prevenção de fraude, dissuasão, detecção, investigação e remediação. Parte V-A mentalidade do profissional anti-fraude: pensamento crítico e criativo; Ambiente de luta contra a fraude, processos e controlo.
Parte VI-Avaliação do risco da fraude considerando:
1.Identificação dos riscos de fraude considerando a natureza da empresa, o tipo de transações e quaisquer sinais vermelhos observados.
2.Esquemas necessários para perpetrar um acto fraudulento.
3.Aplicação de atividades de controlo e monitorização que possam mitigar a oportunidade de perpetrar esquemas de fraude.
Processo de avaliação A avaliação contínua inclui a realização de:
A) Um exame individual (50%). (LG 1, 2, 3, 4, 5 e 6).
B) Trabalho em equipe (50%). (LG 1, 2, 3,4, 5 e 6).
C) Presença dos alunos em pelo menos 80% das aulas.
D) Nota mínima de 7,5 pontos no exame individual e de 10 pontos nos trabalhos em equipa.

Exame final:
Os alunos que reprovam no sistema de avaliação contínua ou no exame final de 1ª época, podem frequentar um exame de 2ª época.
Processo de ensino-aprendizagem LM1.Aula expositiva formal (monólogo unidirecional).  
LM2.Aula interativa com pausas ativas do estudante (intercâmbio bilateral) para a apresentação da estrutura teórica e conceptual;
LM3.Acção através de trabalhos de equipe e estudos de caso; Discussões de grupo; Exposição a opiniões e valores, promoção de atitudes como "abertura" e "introspecção";
LM4. Pesquisa individual de auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno, conforme contemplado no planeamento da UC.
Observações -
Bibliografia básica Wells, Joseph T. Principles of Fraud Examination. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 4th edition, 2014.
Association for Certified Fraud Examiners. Fraud Examiners Manual, 2016.
Beasley, Mark S.,Frank A. Buckless, Steven M. Glover, and Douglas F. Prawitt. Auditing Cases: An Active Learning Approach, Second Ed Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 6th edition, 2014. Cases on auditing, fraud and forensic accounting published in Issues in Accounting Education.
Bibliografia complementar Albrecht, W. Steve, Conan C. Albrecht, and Chad 0.Albrecht. Fraud Examination. Revised Mason, OH: Thomson South-Western, 4th edition, 2012.  
Albrecht, W. Steve, and Chad 0.Albrecht. Fraud Examination &Prevention. Mason, OH: Thomson South-Western, 2004.  
Anastasi, Joe. The New Forensics: Investigating Corporate Fraud and the Theft of Intellectual Property. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2003.  
Bologna, G. Jack, and Robert J. Lindquist. Fraud Auditing and Forensic Accounting. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 3rd edition, 2006.  
Cheffers, Mark, and Michael Pakaluk. Understanding Accounting Ethics. Manchaug, Allen David Press, 2007.  
Crumbley, D. Larry, Lester E. Heitger, and G. Stevenson Smith. Forensic and Investigative Accounting. Chicago: CCH Incorporated, 2015.
Friedman, Jack P. Litigation Services Handbook Case Studies: Accounting, Economic, and Financial Issues in Litigation Support Research. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2016.