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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGI

Gestão Internacional, Ética e Responsabilidade Social (1 º Sem 2017/2018)

Código: 03219
Acrónimo: 03219
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 16.0 h/sem 59.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos -
Objectivos No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- diferenciar entre os conceitos de ética, responsabilidade social e sustentabilidade
- conhecer e ser capaz de discutir as perspetivas principais e sua evolução dos conceitos de ética, responsabilidade social e sustentabilidade
- avaliar criticamente e comentar sobre RSE e conceitos de sustentabilidade
- Conhecer os principais desafios dos gestores internacionais e relacioná-los com a RSE
Programa - Terminologia Básica e a necessidade de currículo RSE
- Ética
- RSE
- Gestores Internacionais - Desafios
Processo de avaliação Opção 1- A avaliação contínua
- Teste (30%)
- Trabalho de grupo (70%)

Para aprovação: Média ponderada de 10 valores ou mais.

Opção 2- Exame final
Para aprovação: 10 valores ou mais.
Processo de ensino-aprendizagem O método pedagógico enfatiza a aprendizagem ativa e interativa, fazendo uso de materiais de leitura atribuídos e participação nas discussões em aula.
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento dos alunos.
Observações -
Bibliografia básica David Chandler and William B. Werther, Jr., Strategic Corporate Social Responsibility, 3/e, Sage, 2014.
Bibliografia complementar Bailey, Wendy, & Spicer, Andrew. (2007). When Does National Identity Matter? Convergence and Divergence in International Business Ethics. Academy of Management Journal, 50(6), 1462-1480
Cranenburgh, Katinka , Liket, Kellie, & Roome, Nigel. (2012). Management Responses to Social Activism in an Era of Corporate Responsibility: A Case Study. Journal of Business Ethics, 1-17
Flammer, Caroline. (2013). Corporate Social Responsibility and Shareholder Reaction: The Environmental Awareness of Investors. Academy of Management Journal, 56(3), 758-781
Giovannoni, Elena, & Fabietti, Giacomo. (2013). What Is Sustainability? A Review of the Concept and Its Applications. In C. Busco, M. L. Frigo, A. Riccaboni & P. Quattrone (Eds.), Integrated Reporting (pp. 21-40): Springer International Publishing
Isaksson, Raine, & Steimle, Ulrich. (2009). What does GRI-reporting tell us about corporate sustainability? TQM Journal, 21(2), 168
May, DouglasR, Luth, MatthewT, & Schwoerer, CatherineE. (2014). The Influence of Business Ethics Education on Moral Efficacy, Moral Meaningfulness, and Moral Courage: A Quasi-experimental Study. Journal of Business Ethics, 124(1), 67-80
Sonenshein, Scott, DeCelles, Katherine A., & Dutton, Jane E. (2014). It's Not Easy Being Green: The Role of Self-Evaluations in Explaining Support of Environmental Issues. Academy of Management Journal, 57(1), 7-37