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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MHMC

História e Globalização I (1 º Sem 2018/2019)

Código: 03220
Acrónimo: 03220
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos Esta unidade curricular percorre o complexo processo de mudança que caracterizou o mundo nos seus impactos gerais, percorrendo os diversos campos da História: a sociedade, a economia, a política, as instituições, a cultura e as relações internacionais, numa perspetiva de história global, com atenção às dinâmicas ocorridas no Centro, mas também nas periferias. As novas ideias, formas e práticas são analisadas para o período de construção inicial da globalização.
Programa CP1.  Perspetivas teóricas sobre História e Globalização: do paradigma difusionista à História Global
CP2. O Mundo entre 1500 e 1800
CP3. As dinâmicas imperiais do Mundo Moderno
CP4. Integração global do espaço e das economias
CP5. Economia familiar e dinâmicas sociais
CP6. As grandes religiões e as transformações sociais, económicas e culturais
CP7. A crise global do século XVII: Estados e Revoluções
CP8. Os diferentes ritmos da industrialização e da inovação científica e tecnológica
CP9. Ciência e o domínio imperial no século XVIII
CP10. A lenta ascensão do Ocidente em 1800: teorias explicativas
Processo de avaliação A avaliação consiste em dois ensaios: (1) em ensaio escrito sobre tema fornecido pelo professor a entregar em início de dezembro (pontos 1 a 9 do programa) (50%) e (2) ensaio crítico sobre um dos livros relativos ponto 10 do programa a entregar em início de janeiro (50%).
Processo de ensino-aprendizagem A estrutura da lecionação da unidade curricular assenta num modelo de aulas teórico-prático em que as aulas se destinam à apresentam e discussão dos diversos pontos do programa, bem como à apresentação e discussão de trabalhos, à realização de pesquisa e leitura de bibliografia de referência e ao debate presencial.
Observações -
Bibliografia básica * Goldstone, Jack, História Global da Ascensão do Ocidente, 1500-1850, Lisboa, Edições 70, 2010.
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Bibliografia complementar AMIN, Samir, Global History. A View from the South, Cidade do Cabo, Pambazuka Press, 2011.
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