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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MHMC

História, Sociedade, Economia e Inovação (1 º Sem 2018/2019)

Código: 03221
Acrónimo: 03221
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Não se aplica.
Objectivos O objectivo principal desta UC é apresentar os fundamentos da abordagem histórica aos processos de mudança social, desenvolvimento económico e inovação económica. Esta UC pretende dotar os alunos das noções-base da inovação, apresentar as principais teorias explicativas do fenómeno, estimular o raciocínio crítico através da discussão de diferentes tradições de pensamento.
Programa CP 1 - População e sociedade
CP 2 - A sociedade e as classes em época de mudança
CP 3 - A importância económica da mudança
CP 4 - Crescimento económico e desenvolvimento
CP 5 - Ciclos económicos, políticas internacionais e crescimento do comércio
CP 6 - Revoluções industriais e difusão de tecnologia
CP 7 - A economia da informação e do conhecimento
CP 8 - Sistemas nacionais de investigação e de inovação
Processo de avaliação O estudante pode optar por duas modalidades alternativas: avaliação contínua ou exame final.
A avaliação contínua compreende a:
a) Participação nas aulas e leitura cuidadosa da bibliografia de trabalho (20%);
b) Elaboração de um trabalho de grupo, baseado em artigos académicos e pesquisa na internet, (50%).
c) Exercício final de teste escrito (30%)

O exame final (100%) consiste numa única prova escrita com base na bibliografia da unidade curricular.
Processo de ensino-aprendizagem A UC está estruturada em torno da discussão de textos da bibliografia que devem ser preparados para cada ponto do programa, envolvendo o estudo autónomo dos alunos.
- As aulas teóricas dividem-se em apresentação de síntese pelo professor seguida de discussão dos textos da bibliografia para cada aula com os alunos.
- As aulas práticas constam de preparação e apresentação dos trabalhos de grupo.
-O teste final é entendido como um exercício de revisão geral de todo o programa.
Observações N.a.
Bibliografia básica Frieden, Jeffry A., Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century, W. W. Norton, Nova Iorque,  2006.
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Bibliografia complementar Allen, R.C. (2009), The British Industrial Revolution in Global Perspective, Cambridge: Cambridge University Press.
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