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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MHMC

História e Globalização II (2 º Sem 2018/2019)

Código: 03222
Acrónimo: 03222
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos Esta unidade curricular percorre o complexo processo de mudança que caracterizou o mundo nos seus impactos gerais, percorrendo os diversos campos da História: a sociedade, a economia, a política, as instituições, a cultura e as relações internacionais, numa perspetiva de história global, com atenção às dinâmicas ocorridas no Centro, mas também nas periferias. As novas ideias, formas e práticas são analisadas para o período de afirmação da globalização.
Programa CP1- Perspetivas teóricas sobre História e Globalização. O conceito e os tempos da globalização
CP2- Globalização e dinâmicas sociais.
CP3- Globalização, produção e mercados.
CP4- Globalização e Politica: afirmação e declínio do Estado-Nação. Políticas nacionais e políticas transnacionais.
CP5- Globalização e instituições transnacionais
CP6- Globalização e dinâmicas da cultura.
Processo de avaliação O estudante pode optar por duas modalidades alternativas: avaliação contínua ou exame final.
A avaliação contínua compreende a:
1- Realização de um trabalho individual, com apresentação oral em sala de aula (30%) e entrega final por escrito (60%).
2- Acompanhamento regular dos trabalhos (10%).

O exame final consiste numa única prova escrita com base na bibliografia da unidade curricular (100%).
Processo de ensino-aprendizagem A estrutura da lecionação da unidade curricular assenta num modelo de aulas teórico-prático em que as aulas se destinam à apresentam e discussão dos diversos pontos do programa, bem como à apresentação e discussão de trabalhos, à realização de pesquisa e leitura de bibliografia de referência e ao debate presencial.

Observações -
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