Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM , MPRI

Psicologia Cultural (1 º Sem 2019/2020)

Código: 03223
Acrónimo: 03223
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 22.0 h/sem 8.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B do sistema Europass, uma vez que as aulas poderão ser lecionadas integralmente em inglês por professores portugueses e/ou estrangeiros. Para facilitar a compreensão, os/as alunos/as cuja língua preferencial é o português poderão realizar atividades e receber explicações em português. Todos as provas de avaliação poderão ser realizadas em português ou em inglês, cabendo a escolha da língua ao/à estudante.
Objectivos Esta UC tem como objetivo geral aprofundar os conhecimentos de Psicologia Cultural, dotando os alunos de conhecimentos avançados sobre os principais conceitos, teorias e pesquisa nesta área e de competências para a aplicação destes conhecimentos e dos métodos de estudo da cultura na análise de fenómenos e experiências interculturais.

Programa CP1. Cultura e a Mente Humana: Conceitos & Implicações
CP2. Cultura & Identidade
CP3. Teorias e Dimensões Transculturais
CP4. Investigação Transcultural
CP5. Mindsets Culturais e Frameswitching
CP6. Cultura & Moralidade
CP7. Cultura & Personalidade
CP8. Cultural & Cognição: Linguagem
CP9. Cultural & Cognição: Inteligência
CP10. Emoção & Motivação numa Perspetiva Cultural
CP11. Competência Cultural
CP12. Implicações Reais de Cultura & Moralidade
C13. Superar Diferenças Culturais & Reflexões Críticas
Processo de avaliação 1) Entrada de blog (30% da nota): trabalho individual; os estudantes aplicarão as teorias discutidas durante as aulas a eventos reais e escreverão as suas interpretações em formato de um blog
2) Projeto de investigação (30%): trabalho de grupo; os estudantes analisarão uma base de dados transcultural e escreverão um relatório em formato APA
3) Teste estandardizado (40% da nota): no final do semestre, os alunos farão um teste de escolha múltipla, com perguntas abertas.
Processo de ensino-aprendizagem Esta UC usará uma mistura das metodologias de ensino que se seguem:
1) Apresentações orais tornadas mais eficientes através da mobilização de conhecimentos prévios e da participação activa dos alunos;
2) Reflexões e discussões em contexto de aula e na base de artigos para cada sessão;
3) Aula invertida;
4) Participação activa através de apresentações breves na aula.


Observações -
Bibliografia básica Heine, S. J. (2010). Cultural psychology (2nd ed.). New York: W. W. Norton & Company.
Keith, K. D. (2011). Cross-cultural Psychology: Contemporary Themes and Perspectives. Malden, MA: Wiley-Blackwell.
Smith, P.B., Fischer, R., Vignoles, V. & Bond, M.H. (2013). Understanding Social Psychology across Cultures: Engaging with others in a changing world. London: SAGE.
Matsumoto, D., & Van de Vijver, F. (Eds.). (2010). Cross-Cultural Research Methods in Psychology (Culture and Psychology). Cambridge: Cambridge University Press. doi:10.1017/CBO9780511779381
Bibliografia complementar -