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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  VdI , AV , CECVI , SV

Visualização de Dados II (2 º Sem 2017/2018)

Código: 03242
Acrónimo: 03242
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Não se aplica
Objectivos Os objetivos gerais (OG) centram-se em capacitar o aluno a adquirir competências para:
OG1. Reconhecer e saber caracterizar o jornalismo de dados enquanto disciplina de visualização de dados.
OG2. Utilizar ferramentas web based para visualização de informação.
OG3. Dominar os conceitos fundamentais dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para a representação de informação através de mapas temáticos.
OG4. Elaborar visualizações criativas de mapas temáticos, partindo da importação de dados para uma nuvem, com um conjunto de ferramentas web gratuitas e amigáveis.
OG5. Integrar mapas e análises geográficas recorrendo a aplicações web.
Programa Conteúdos programáticos (CP) articulados com os objetivos de aprendizagem.
I. Infografia e mapeamento de informação
CP1. Data journalism
CP2. Geo-jornalismo
CP3. Mapas temáticos em SIG
CP4. Do Excel à nuvem de SIG
CP5. SIG Dinâmico
CP6. Mapas deformados (cartogramas/anamorfismos)
II. Da visualização de dados à comunicação do conhecimento
CP7. Ferramentas web based para comunicação/apresentação interativa de dados
Processo de avaliação Avaliação contínua:
- Trabalho de grupo: infografia uma ?história gráfica? incluindo mapas e gráficos, apresentada numa plataforma web ? 70%
- Trabalho individual: Apresentação de um mapa construído na cloud e de uma infografia construída numa das ferramentas trabalhadas em aula ? 30%
Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota.
Processo de ensino-aprendizagem A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes:
ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
ME2: Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador.
ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Observações -
Bibliografia básica Alexandrino da Silva, A. (2006). Gráficos e mapas representação de informação estatística. Lisboa, Lidel edições técnicas. 
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Bibliografia complementar Abrams, J., & Hall, P. (2006). Else/where: Mapping new cartographies of networks and territories. Minneapolis, University of Minnesota Design Institute.
Barabasi, A-L (2003). How Everything Is Connected to Everything Else and What It Means. New York, Plume.
Deleuze, G., & Guattari, F. (2007). Mil Planaltos, Capitalismo e Esquizofrenia 2. Assírio & Alvím.
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