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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MOY

Moytirra - Workshop na Dorsal Meso-Atlântica (2 º Sem 2017/2018)

Código: 03268
Acrónimo: 03268
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 8.0 h/sem 3.0 h/sem 22.0 h/sem 8.0 h/sem 4.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 45.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Bons conhecimentos de Inglês oral e escrito.
Objectivos O1) Conceber uma estratégia de projeto para um protótipo de habitação em massa de baixo custo e de carácter passivo-responsivo, através da integração de conhecimentos e ferramentas interdisciplinares;
O2) Utilizar/Integrar recursos locais;
O3) Projetar entre a especificidade arquitetural e material, e a indeterminação do seu uso, tempo e localização;
O4) Lidar com dualidades e justaposições de escalas complexas;
O5) Emergir os alunos numa nova realidade espacial, diferente daquela a que estão habituados de modo a proporcionar uma abordagem à prática de profissional a um nível transnacional, entre a Europa e os EUA, através de práticas comuns.
O workshop procura investigar uma realidade arquitetónica existente, através do entendimento do discurso não académico de outros profissionais, compreendendo as suas propostas a problemas arquetípicos da arquitetura.
Programa P1) Um dia de visita de estudo guiada à ilha incluindo a área de estudo;
P2) 3 dias de palestras;
P3) 4 dias de trabalho de estúdio arquitectónico
P4) Discussões individuais e em grupo entre tutores e alunos;
P5) Organização e preparação de material visual que sintetize os resultados do workshop;
P6) Apresentação dos resultados à comunidade local.
Processo de avaliação Avaliação continua baseada em:
- Comparência e participação nas visitas de estudo, palestras, aulas de projecto (design studios), discussões/debates intermédios, apresentações (20%);
- Proposta final (50%);
- Apresentação final (30%)
Não haverá exame final.
Processo de ensino-aprendizagem O curso estrutura-se em 4 tipos de práticas de ensino-aprendizagem: teórico, teórico-prático, seminário e laboratório. A componente teórica inclui palestras direcionadas para questões tipicamente das Ciências Sociais, Geologia e Tecnologias de Construção. A componente teórico-prática contextualiza a aplicabilidade dos conceitos teóricos, enquanto o seminário os enquadra em discursos mais alargados. A componente laboratorial engloba desenho, prototipagem e uma análise crítica de todo o processo.
Observações -
Bibliografia básica Corner, James. ?Agency of Mapping: Speculation, Critique and Invention? 1999;
Corner, James. ?Terra Fluxus? The Landscape Urbanism Reader, 2006;
Spirn, Ann. ?The Granite Garden?, 1984;
Allen, Stan. ?Landform Building: Architecture?s New Terrain?, 2011.

Bibliografia complementar Koolhaas, Rem. "Surrender, Melun Senart", SMLXL, 1995;

Mirko, Zardni. "Seemingly Seamless", 2011;

Hertzberger, Herman. "Lessons for Students in Architecture", 1991.