Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MEPP

Dissertação em Economia e Políticas Públicas (54ects) (2 º Sem 2018/2019)

Código: 03342
Acrónimo: 03342
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 27.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 14.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 17.0 h/sem 658.0 h/sem 0.0 h/sem 675.0 h/sem
2 27.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 18.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 22.0 h/sem 653.0 h/sem 0.0 h/sem 675.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não
Objectivos O objectivo desta UC é o de permitir aos alunos uma primeira experiência acompanhada de investigação, durante a qual mobilizem os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos na parte lectiva do curso, aplicando-os criticamente a uma problemática decorrente do conteúdo programático do MEPP. Por conseguinte, no final o aluno deverá demonstrar possuir:
1. Capacidade de compreensão e de aplicação de conhecimentos a problemas complexos em situações novas.
2. Capacidade para formular uma questão de pesquisa pertinente e conceber a metodologia de construção da respectiva resposta.
3. Capacidades de pesquisa e análise crítica da bibliografia e/ou de outras fontes de suporte ao trabalho académico.
4. Capacidade de reflexão crítica e de argumentação lógico-científica em torno de questões complexas.
5. Capacidade de comunicação escrita e oral, transmitindo os seus conhecimentos e conclusões sem ambiguidades, com rigor conceptual e respeitando as exigências da escrita académica.
Programa O ponto de partida desta UC é um tópico suscitado pelo interesse do aluno, tópico que será abordado de acordo com um programa personalizado de trabalho a definir com o Orientador. Tal deverá materializar-se numa dissertação que contenha:
1. A formulação de uma questão, ou de um problema, teoricamente pertinente susceptível de ter uma resposta mediante a mobilização dos recursos metodológicos da investigação científica.
2. Um balanço teórico da problemática subjacente à questão anterior, obtido através da pesquisa, análise e interpretação crítica da mais recente bibliografia científica internacionalmente consagrada.
3. De forma articulada com o balanço teórico anterior, a Dissertação deve conter um exercício (teórico e/ou empírico) que complemente de forma inovadora a abordagem do tópico em investigação.
4. Finalmente, a Dissertação deve conter uma síntese conclusiva estruturada pela questão de partida norteadora da investigação, assim como sugestões de investigação futura.
Processo de avaliação A avaliação da UC processar-se-á através da discussão pública da Dissertação apresentada pelo aluno, realizada por um Júri nomeado nos termos legais aplicáveis.
O Júri atribuirá a classificação final da UC, numa escala de 0 a 20, , tendo em conta a qualidade académica do trabalho escrito apresentado (especialmente a relevância, originalidade e consistência teórico-metodológica evidenciada), bem como o desempenho do aluno durante a apresentação e discussão do texto em escrutínio.
Processo de ensino-aprendizagem O processo comporta quatro dimensões complementares:
1. Sessões de discussão metodológica dinamizadas pelo docente.
2. Sessões de orientação tutorial com o Orientador.
3. Sessões de trabalho individual, durante as quais os alunos procedem à pesquisa bibliográfica e respectiva análise, bem como à redacção de textos.
4. Sessões seminariais em que os alunos apresentam em sala de aula o trabalho entretanto realizado, beneficiando da sua discussão colectiva.
Observações
Bibliografia básica A bibliografia adoptada na UC decorre da pesquisa realizada pelos próprios alunos, tendo em conta a Pergunta de Partida que norteia o trabalho de cada aluno.
Especial atenção deve ser dada às indicações bibliográficas fornecidas pelo Orientador.
Em termos de enquadramento metodológico, recomendam-se:
The bibliography adopted results from the survey conducted by the students themselves, taking into account the "Question of Departure" that guides the work of each student.
Special attention should be given to bibliographical information provided by the Advisor.
In terms of methodological guidelines the next references are recommended:
- Bell, Judith (2004) Como realizar um projecto de investigação, Gradiva, Lisboa.
- Quivy, R. & L. Campenhoudt (1992) Manual de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva, Lisboa.
- Reis, Felipa Lopes dos (2010) Como elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha, Pactor, Lisboa
de Mestrado segundo Bolonha, Pactor, Lisboa
Bibliografia complementar -