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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  ME

Seminário de Investigação em Economia I (2.º Ciclo) (1 º Sem 2018/2019)

Código: 03423
Acrónimo: SIE-I (ME)
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 21.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Aproveitamento de disciplinas do 1º ano curricular do mestrado perfazendo um mínimo de 42 ECTS. Having concluded courses from the first-year of the master which sum at least 42 ECTS.
Objectivos Pretende-se dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em economia e capacitá-los para desenvolver investigação própria. Para tal serão expostos a diferentes temas cuja análise crítica será desenvolvida.
Programa 1. Apresentação.
2. As etapas do processo de investigação
 a. Tipos de teses
 b. Identificação das questões de investigação
 c. Planeamento das fases do trabalho
 d. Citações e referências
 e. O plágio no trabalho científico
3. Temas de investigação em Economia  
Processo de avaliação A avaliação é realizada através dos seguintes elementos:
- 1 Relatório sobre seminário (40%);
- Projeto de tese - apresentação oral, incluindo discussão (60%);

A não entrega de um dos momentos de avaliação implica a desistência da UC.
Nesta UC não existe segunda época.
Esta UC não tem exame dada a sua natureza.
Processo de ensino-aprendizagem O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositivas, para apresentação de um conjunto de orientações de referência.
2. Ativas, com realização de trabalhos individuais.
3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Observações -
Bibliografia básica - Ethridge, D. (2004), Research methodology in applied economics, 2nd ed., Blackwell Publishing.
- Saunders,? Mark N.K., Lewis,? P., Thornhill, Adrian (2015), Research Methods for Business Students,  7th edition, Harlow, UK, Pearson Education Ltd.
- Thomson, W (2011). A Guide for the Young Economist, 2nd ed., MIT Press.
Bibliografia complementar - Chalmers,F. (2013) What Is This Thing Called Science?, 4th edition,  Hackett Publishing Company, Indianapolis, USA.
- Hancké, B. (2009), Intelligent Research Design? A guide for beginning researchers in the social sciences, Oxford University Press.
- Medema, S. and Samuels, W., Ed. (1996). Foundations of Research in Economics: How do Economists do Economics?, Edward Elgar