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Escola de Verão: Intervenções e Métodos Interculturais (5ects) (2 º Sem 2018/2019)

Código: 03425
Acrónimo: EVIMInter
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 5.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 40.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 20.0 h/sem 60.0 h/sem 65.0 h/sem 0.0 h/sem 125.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos
Objectivos
Programa A Escola de Verão terá a duração de 2 semanas. A Semana 1 focar-se-á em questões metodológicas; a Semana 2 focar-se-á em intervenções fundamentadas empiricamente. A Semana 2 irá tirar proveito de alguns dos conteúdos aprendidos na Semana 1 (e.g., relativamente ao CP2).

Semana 1: Métodos
CP1. Equivalência e enviesamentos na investigação intercultural
CP2. Tradução e adaptação de testes para avaliação intercultural
CP3. Estilos de resposta a inquéritos entre culturas
CP4. Métodos para investigar a equivalência entre culturas
CP5. Comparação intercultural na prática

Semana 2: Intervenções
CP6. Intervenções sociais e a relevância da cultura
CP7. Como incorporar a teoria psicológica social e cultural no desenvolvimento e na implementação de intervenções
CP8. Escolher métodos adequados para avaliar a eficácia de intervenções em diferentes contextos culturais
CP9. Intervenção social na prática
Processo de avaliação Avaliação Contínua
1)Análise de dados interculturais:será fornecida uma base de dados multicultural aos alunos para que realizem análises específicas e reportem os resultados em formato APA(30%)
2)Apresentações em contexto de aula:Apresentação das propostas de tese de mestrado em aula, incorporando os conceitos aprendidos nos workshops(40%)
3)Trabalho de grupo:entrega de ensaio no qual desenham uma investigação social,tendo em consideração os conteúdos sobre desenhos e avaliações aprendidos(30%)
Processo de ensino-aprendizagem Metodologias de ensino:

1)Apresentações orais de docentes
2)Discussões em contexto de aula
3)Exercícios práticos
4)Aulas ?do avesso?

*[Alunos nos Percursos de Mobilidade A ou C, é requerido que entreguem uma versão escrita da sua proposta e que apresentem e discutam a sua proposta de intervenção em aula, de forma a receberem 1 ECTS adicional, tal como requerido para estes percursos de mobilidade]
Observações *[Alunos nos Percursos de Mobilidade A ou C, é requerido que entreguem uma versão escrita da sua proposta e que apresentem e discutam a sua proposta de intervenção em aula, de forma a receberem 1 ECTS adicional, tal como requerido para estes percursos de mobilidade]
Bibliografia básica Matsumoto, D. & van de Vijver, F. J. R (2011). Cross-cultural Research Methods in Psychology. Cambridge: Cambridge University Press.
Pedersen, P. B., Lonner, W. J., Draguns, J. G., Trimble, J. E.., & Scharron-del-Rio, M. R. (2015). Counseling Across Cultures. London: Sage Publications.
Bibliografia complementar