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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM

Cognição Social (2 º Sem 2019/2020)

Código: 03396
Acrónimo: CSoc
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 18.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 19.0 h/sem 56.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos
Objectivos
Programa Esta UC envolve a análise aprofundada de teorias sociocognitivas relativas ao modo como as pessoas compreendem outras pessoas, a si próprias, e situações sociais. A UC abordará temas selecionados, incluindo fatores que afetam o processamento de informação, o papel das emoções e da memória, erros e enviesamentos, e o desenvolvimento do autoconceito.

Cada semana será abordado um tópico de cognição social, com três pontos principais, com ênfase particular nos quadros teóricos e na investigação empírica que sustenta o desenvolvimento de teorias.

CP1. A natureza do fenómeno da cognição social e os mecanismos cognitivos subjacentes
CP2. O fenómeno da cognição social e respetivo desenvolvimento ontogenético bem como filogenético
CP3. Casos de debilitação neuropsicológica, (neuro) psiquiátrica, e de (neuro) desenvolvimento
Processo de avaliação Modalidades de avaliação:

Avaliação Contínua:
1) Apresentação (50% da nota): acerca de uma teoria e a investigação mais recente
2) Ensaio escrito (50% da nota): análise crítica de uma teoria

Avaliação Final:
Exame escrito (100%).
Processo de ensino-aprendizagem Seminário com discussões em contexto de aula: cada um dos tópicos a ser abordado será atribuído aos alunos que apresentarão a teoria, bem como a investigação mais recente relativa a esse tópico. O docente facilitará a discussão e fornecerá mais informação sobre os tópicos.
Observações
Bibliografia básica Fiske, S. & Taylor, S. E. (2013). Social Cognition: From Brains to Culture. Sage: Oxford.
Bibliografia complementar